- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalO programa Saúde Mais Perto do Cidadão realizou mais de 2 mil...

O programa Saúde Mais Perto do Cidadão realizou mais de 2 mil atendimentos no Sol Nascente

A iniciativa contou com a participação de médicos, nutricionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de radiologia, além de oferecer kits odontológicos e vacinação.

Entre os dias 16 e 19 deste mês, o programa Saúde Mais Perto do Cidadão, promovido pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), foi realizado no Sol Nascente, onde reuniu moradores da região que tiveram acesso a uma variedade de serviços médicos. As unidades móveis instaladas na cidade ofereceram atendimento com clínicos gerais, cardiologistas, ginecologistas, oftalmologistas, nutricionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e em saúde bucal. Além disso, foram realizados exames como ultrassonografias, eletrocardiogramas (ECG), mamografias e exames preventivos de Papanicolau (PCCU), focados na prevenção do câncer do colo do útero. Durante o evento, também foram distribuídos 4.000 kits odontológicos.

“Isso representa o exercício pleno do SUS [Sistema Único de Saúde]”, destacou a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. “O Distrito Federal está se destacando por intensificar esse modelo de assistência, com iniciativas como o Carro da Vacina, o Movimento Rápido de Vacinação [MRV] e o fortalecimento da Estratégia Saúde da Família. A execução desses recursos por meio de emendas parlamentares é fundamental, pois nos ajuda a reduzir as demandas reprimidas da população ao estreitar o vínculo entre as equipes de saúde e a comunidade.”

Imunização

O Carro da Vacina também esteve presente ao longo desses quatro dias, proporcionando a imunização da população, com a aplicação de 1.020 doses contra gripe e covid-19. As vacinas contra dengue e BCG, no entanto, foram oferecidas exclusivamente em unidades básicas de saúde (UBSs). As equipes de saúde da SES-DF, formadas por mais de 20 profissionais, também administraram vacinas em crianças e adultos, além de terem aplicado 1.225 testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), hepatite B e C, e sífilis.

“A iniciativa busca aproximar os serviços de saúde dos cidadãos, garantindo que mais pessoas tenham acesso a cuidados médicos de qualidade, independentemente de sua localização”, afirmou Sandra Araújo de França, coordenadora de Atenção Primária à Saúde. “Estamos comprometidos em levar os serviços de saúde cada vez mais perto da população, reduzindo barreiras e ampliando o alcance.”

Esse serviço itinerante, que leva atendimento médico especializado e exames complementares diretamente às regiões administrativas, seguirá para Samambaia como sua próxima parada. É importante que os interessados em receber atendimento levem consigo documentos necessários para o cadastro no sistema, como carteira de identidade, CPF e cartão do SUS, e também forneçam um número de telefone para contato.

Continue Lendo

Conheça os Canais para Denunciar Incêndios Florestais no DF

Com o crescente número de incêndios florestais na capital – só na quarta-feira (18), foram 120 ocorrências registradas e 2.493.327 metros quadrados de área...

Câmara Legislativa debate criação de Programa para Combater Queimadas

O aumento das queimadas no Distrito Federal provocou uma das maiores crises ambientais da história local. Em resposta a essa situação alarmante, o deputado...

Comentários

Últimas notícias