A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou, na última sexta-feira (30), uma sessão solene para homenagear os Conselhos Comunitários de Segurança do Distrito Federal (Conseg). A iniciativa partiu do deputado Roosevelt Vilela (PL), que sublinhou a relevância dos conselhos na promoção de uma segurança pública mais integrada e inteligente.
“Hoje é um dia para refletir sobre como fazemos segurança com inteligência na nossa cidade. Os sistemas evoluíram, e hoje tratamos o tema de forma transversal. Por exemplo, o mato alto e a falta de iluminação nas cidades causam insegurança. Os ambientes desorganizados contribuem para a desordem. Daí a importância dos conselhos integrados às comunidades”, destacou o deputado, que também saudou a proposta do Governo do Distrito Federal de criar uma subsecretaria dos Consegs no âmbito da Secretaria de Segurança Pública do DF.
O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, também participou da sessão e ressaltou o papel essencial dos Consegs no combate à criminalidade. “Os Consegs são uma baita ferramenta para ouvirmos a comunidade e entendermos o que a aflige diretamente. É por meio dos conselhos que sabemos a realidade das comunidades”, afirmou.
Paulo André Vieira Monteiro, coronel da Polícia Militar e chefe da Unidade Gestora dos Conselhos Comunitários de Segurança do DF, enalteceu o trabalho dos conselheiros que atuam nas diversas regiões administrativas. “Os que estão à frente dos conselhos trabalham porque acreditam no projeto”, resumiu.
Durante a solenidade, Flávia Portela, presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança do DF, destacou a função primordial dos conselhos como espaços democráticos para a promoção da segurança cidadã. “É um espaço democrático para que a comunidade se reúna dentro do conceito de segurança cidadã”, explicou.
O secretário executivo de Segurança Pública do DF, Alexandre Patury, reforçou o compromisso com a segurança da população, reconhecendo os desafios diários enfrentados pelos cidadãos. “É muito difícil dizer para alguém que teve seu celular roubado na parada de ônibus que Brasília é uma cidade segura, mas estamos trabalhando para isso”, garantiu.
Por fim, a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) também esteve presente e elogiou o trabalho dos conselheiros. “Os conselheiros são os olhos e ouvidos da população”, afirmou. Ao final da sessão, foram entregues moções de louvor às pessoas que se destacaram na gestão dos conselhos comunitários de segurança.