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Estudantes de enfermagem treinam para elaborar oficinas de promoção à saúde mental

Estudantes da 1ª série do curso de enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) participaram, na terça-feira (3), de um treinamento para a realização de oficinas de promoção à saúde mental. A atividade faz parte do módulo Habilidades Profissionais em Enfermagem (HPE) e tem como objetivo a elaboração de um projeto de intervenção, que será aplicado posteriormente em uma escola da Estrutural, em parceria com o Programa Saúde nas Escolas (PSE).

A docente Kelly Barbalho, que está à frente da atividade, explica que a interface propicia uma aproximação importante entre ensino e serviço. “O projeto que os alunos vão elaborar busca oferecer estratégias conjuntas para o enfrentamento dos problemas de saúde mental, que são vivenciados na realidade escolar e trazem prejuízos aos adolescentes e suas famílias”, destaca.

O treinamento reuniu 15 estudantes e contou com a participação da psicóloga Kátia Caldas, que atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 da Estrutural. Para a especialista, esse tipo de treinamento é essencial, especialmente para os profissionais que atuam na atenção primária. “Ter esse contato já na graduação é um ganho, pois a UBS é a porta de entrada dos serviços de saúde, e é importante que toda a equipe esteja preparada para atuar”, afirma.

Oficina

Após o treinamento, os alunos vão colocar em prática o que aprenderam elaborando um projeto e realizando oficinas de promoção à saúde mental com os estudantes do 9º ano do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 1 da Estrutural. A previsão é que a ação seja realizada no final de setembro.

O currículo do curso de enfermagem da Escs tem como premissa básica o deslocamento do eixo de formação centrada na assistência hospitalocêntrica para um processo sintonizado com o Sistema Único de Saúde (SUS), levando em consideração as dimensões sociais, econômicas e culturais da população nas esferas individual, familiar e comunitária.

A matriz curricular do curso está organizada de maneira a propiciar a articulação entre teoria e prática, ensino e serviço. A organização dos conteúdos inseridos nos módulos está sustentada na transdisciplinaridade e na interdisciplinaridade e tem como eixos transversais a ética, o processo saúde-doença, a comunicação e o trabalho em equipe.

*Com informações da Fepecs

Fonte: Agência Brasília

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