- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalDrones equipados com câmeras térmicas auxiliam no combate a incêndios florestais e...

Drones equipados com câmeras térmicas auxiliam no combate a incêndios florestais e fortalecem a segurança

O equipamento auxiliou os bombeiros no monitoramento de focos de incêndio, enquanto a equipe da SSP-DF continuará a atuar em ações de vigilância e monitoramento.

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) passou a utilizar drones com câmeras térmicas em suas operações, ampliando a capacidade de monitoramento e consciência situacional. Embora o equipamento ainda esteja em fase final de testes, já está sendo utilizado desde a semana passada em apoio ao Corpo de Bombeiros no combate a incêndios florestais. Segundo o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, o uso dos drones permite atuar em áreas de difícil acesso, identificar comportamentos suspeitos e responder rapidamente a emergências. “Na semana passada, conseguimos identificar focos subterrâneos de incêndio e direcionar as equipes, mesmo em áreas sem fogo visível. É uma ferramenta extremamente eficaz, essencial para diversas situações. A incorporação de novas tecnologias tem sido fundamental para aumentar nossa capacidade de ação e garantir um DF mais seguro”, destacou Avelar.

Os drones também serão utilizados para monitorar acampamentos e locais com fogueiras, permitindo o acionamento imediato das equipes de segurança. Além disso, a SSP-DF está adquirindo mais nove drones para fortalecer a atuação da pasta.

De acordo com o secretário-executivo de Segurança Pública, Alexandre Patury, o trabalho conjunto entre as subsecretarias de Operações Integradas e de Inteligência possibilitará missões autônomas para vigilância e patrulhamento, como no monitoramento noturno de furtos de cabos de energia ou fogueiras próximas à vegetação. As imagens dos drones, transmitidas em tempo real ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), também poderão ser acessadas pelas equipes no terreno via celular, aumentando a efetividade das ações.

Com autonomia de voo de 45 a 50 minutos por bateria, os drones são capazes de cobrir grandes áreas e exibir imagens térmicas e comuns simultaneamente, permitindo a comparação em tempo real. Além disso, podem monitorar objetos a grandes distâncias e identificar focos de incêndio. As rotas e missões podem ser automatizadas, cobrindo áreas estratégicas previamente mapeadas, sem a necessidade de um operador constante.

Continue Lendo

Câmara Legislativa discute proposta para ampliar direitos dos terceirizados no DF

O vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado distrital Ricardo Vale (PT), apresentou uma proposta no plenário da Casa em defesa dos...

GDF desenvolverá aplicativo para integrar diferentes meios de transporte e aprimorar a mobilidade na capital

No Distrito Federal, o uso de dinheiro no transporte público deixou de ser necessário desde 1º de julho, graças aos avanços tecnológicos. Na segunda-feira...

Comentários

Últimas notícias