Com a chegada do período chuvoso, diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) uniram esforços em uma força-tarefa pelas regiões administrativas para realizar ações preventivas contra enchentes e enxurradas. Desta vez, os trabalhos foram concentrados na região de Água Quente. Durante uma semana, as equipes atuaram na limpeza de vias, remoção de entulhos, manutenção de estradas e instalação de quebra-molas. No Km 15 da DF-190, a principal atividade foi a remoção de 36 toneladas de entulho, visando garantir a trafegabilidade das vias mesmo durante as chuvas intensas. Paralelamente, um trecho de 350 metros da estrada não pavimentada que liga a DF-280 aos residenciais Dom Francisco e Rocio recebeu 18 toneladas de fresado, com o objetivo de reduzir os danos causados pelas chuvas, que frequentemente provocam erosões no local.
Além das melhorias nas vias, também foram executados serviços para prevenir alagamentos. Com o apoio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), foi realizada a limpeza do canal de contenção de águas pluviais no Km 2 da DF-280 e a construção de um novo bolsão. Essas intervenções visam assegurar o escoamento adequado das águas da chuva, evitando o acúmulo nas estradas. “A DF-280 estava praticamente intransitável, com muitos buracos, e os moradores fizeram várias solicitações para melhorias na via. Na DF-190, o problema recorrente é o descarte irregular de lixo, que exige limpezas semanais. Estamos empenhados em melhorar a qualidade de vida em Água Quente”, afirmou a administradora regional, Lucia Gomes.
Adail José Marques Pereira, coordenador do Polo Sudeste do GDF Presente, destacou a importância da remoção de lixo e entulho para a saúde da população, pois, além de manter a área limpa, ajuda a prevenir a proliferação de insetos e animais perigosos, como ratos e escorpiões, proporcionando mais segurança aos moradores.
Outro serviço solicitado pela comunidade e atendido pela administração foi a instalação de quebra-molas. “Esses redutores de velocidade são um pedido antigo dos moradores, aguardado desde 2018. Ao todo, serão instalados 24 quebra-molas nos residenciais da cidade”, ressaltou a administradora. As intervenções em Água Quente fazem parte de um conjunto de ações realizadas pelos polos do GDF Presente, em parceria com as administrações regionais, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), com o objetivo de promover a manutenção e zeladoria das áreas públicas, atendendo às demandas da população.