- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalCâmara Legislativa debate criação de Política de Prevenção a Afogamentos Infantis no...

Câmara Legislativa debate criação de Política de Prevenção a Afogamentos Infantis no DF

Projeto de Lei visa conscientizar e formar crianças para segurança em ambientes aquáticos, com foco na redução de acidentes e afogamentos.

Com o objetivo de reduzir acidentes e afogamentos envolvendo crianças e adolescentes no Distrito Federal, o presidente da Câmara Legislativa, deputado Wellington Luiz (MDB), apresentou o Projeto de Lei nº 1207/2024. A proposta busca instituir a Política Distrital de Prevenção a Afogamentos, Conscientização e Segurança Infantil, com foco em ambientes aquáticos como piscinas públicas e privadas, lagos e rios.

A iniciativa propõe atividades lúdicas, jogos e brincadeiras para conscientizar crianças sobre os cuidados necessários em áreas aquáticas, além de sensibilizar famílias e a sociedade em geral sobre a importância da segurança infantil. O projeto segue as diretrizes da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) e será coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar do DF, que ficará responsável pela implementação das ações preventivas.

Diretrizes e Impacto

Entre os principais pontos da nova política estão a capacitação de crianças sobre como agir em situações de risco, o entendimento das sinalizações de segurança e a promoção de comportamentos adequados na interação com a água. O objetivo vai além da redução dos afogamentos, buscando aumentar a conscientização coletiva sobre a preservação de ambientes aquáticos.

“Os números são alarmantes. O afogamento é uma das principais causas de morte entre crianças e adolescentes no Brasil e no mundo. Precisamos adotar medidas preventivas para proteger nossos jovens”, afirmou o deputado Wellington Luiz, reforçando a importância de educar desde cedo sobre os riscos e medidas de segurança.

Estatísticas alarmantes

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que o afogamento está entre as cinco principais causas de morte de crianças e adolescentes globalmente. No Brasil, o Ministério da Saúde aponta que essa é a segunda maior causa de morte entre crianças de um a nove anos, sendo que 75% das ocorrências se dão em rios e represas, e 47% das vítimas têm até 29 anos.

Conscientização e Prevenção

O projeto do deputado foi inspirado em uma iniciativa bem-sucedida de Santa Catarina e pretende não apenas seguir regras de segurança, mas formar uma geração mais consciente e preparada para lidar com emergências aquáticas. “Esse projeto reflete nosso compromisso com a vida e o bem-estar das crianças do DF. Conto com o apoio dos meus colegas para sua aprovação”, concluiu Wellington Luiz.

Continue Lendo

Colaboradores do HRSM passam por capacitação voltada para a segurança do paciente

Os profissionais de saúde do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) passam por um treinamento sobre as seis metas de segurança do paciente, promovido...

Novos contemplados pelo DF Social têm até o dia 26 para abrir a conta no BRB

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) selecionou 3.422 novas famílias para serem incluídas no programa DF Social. Essas famílias devem abrir a conta social...

Comentários

Últimas notícias