A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) e a Secretaria da Família e Juventude (SEFJ) uniram forças para lançar o projeto “Pega a Visão!”, com foco na formação de cerca de 2 mil jovens do programa “Jovens Candangos”. O objetivo é capacitá-los em temas como transparência, participação cidadã e controle social, preparando-os para atuar ativamente na construção de uma sociedade mais justa e participativa no Distrito Federal.
A primeira aula do projeto será realizada no dia 21 de outubro, às 14h30, no Auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Autoridades da CGDF e da SEFJ participarão da abertura, discutindo a importância do controle social e da Lei de Acesso à Informação (LAI) como instrumentos de transformação social. Mais de 400 jovens são esperados na estreia do projeto, onde aprenderão como fiscalizar, questionar e influenciar políticas públicas que impactam suas comunidades.
Daniel Lima, controlador-geral do DF, destacou a importância do projeto para a inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade. “Estamos ampliando nossas ações, antes voltadas principalmente para universitários, e agora alcançaremos também jovens que fazem parte desse relevante programa do GDF”, afirmou.
O projeto “Pega a Visão!” foi oficializado por meio da Portaria Conjunta nº 5, que estabelece cooperação entre a CGDF e a SEFJ para desenvolver programas de formação. Segundo o secretário da Família e Juventude, Rodrigo Delmasso, a iniciativa não apenas oferece novas oportunidades profissionais, mas também promove uma formação cidadã. “Fortalecemos a relação entre Estado e sociedade ao preparar nossos jovens para exercerem a cidadania com consciência e protagonismo”, destacou.