No Distrito Federal, a limpeza e desobstrução das bocas de lobo são fundamentais para prevenir alagamentos e assegurar a segurança pública, especialmente durante períodos de chuvas intensas. Esse trabalho é realizado diariamente por equipes de campo da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e pelo Consórcio GNN Drenagem, que respondem às solicitações recebidas pelas ouvidorias do Governo do Distrito Federal. “Todos os dias, os chefes dos setores repassam as demandas às equipes de campo”, explica Lânio Trida Sene, chefe da Divisão de Manutenção de Obras da companhia.
Os profissionais de manutenção da Novacap seguem uma escala contínua de trabalho, atuando inclusive aos fins de semana, para atender às solicitações que surgem em diversas áreas do DF. “As equipes se deslocam conforme a necessidade”, afirma Lânio, destacando que as operações são feitas em horário comercial, mas sem restrições em situações críticas, como chuvas intensas ou feriados. Para a desobstrução das bocas de lobo, as equipes utilizam caminhões hidrojato de alta pressão, enquanto o Consórcio GNN Drenagem dispõe de caminhões ultra Vacall, caminhões recicladores e caminhões-pipa. Esses equipamentos são essenciais para remover as cerca de 80 mil toneladas de resíduos que bloqueiam o sistema de drenagem anualmente, segundo relatório da Novacap, que detalha a quantidade e o tipo de entulho retirado para manter o fluxo da rede pluvial.
Além das demandas das ouvidorias, o consórcio mantém seis equipes operacionais específicas para emergências, que são mobilizadas conforme a orientação da fiscalização da Novacap. Recentemente, essas equipes foram acionadas para intervenções em Ceilândia, Asa Norte e Asa Sul.