O Distrito Federal ganhou um importante reforço na área de segurança pública com a nomeação de 1.063 novos profissionais. Em cerimônia no Centro de Convenções Ulysses Guimarães nesta terça-feira (5), o governador Ibaneis Rocha assinou a nomeação de 791 policiais civis e 272 policiais penais, que passam a integrar as forças de segurança da capital federal. Dentre os nomeados, 593 são agentes de polícia e 198 são escrivães, enquanto os novos policiais penais atuarão na Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF).
As contratações só foram possíveis após a articulação do Governo do Distrito Federal (GDF) no Congresso Nacional, que viabilizou mudanças na Lei Orçamentária Anual (LOA) para garantir os recursos necessários ao aumento do efetivo. “Esse resultado é fruto do trabalho integrado das forças de segurança do DF, que têm atuado conjuntamente desde 2019”, afirmou Ibaneis Rocha, elogiando o apoio dos parlamentares.
Durante o evento, o governador destacou a importância de manter a segurança na capital, celebrando os baixos índices de homicídios e a melhora nos casos de feminicídio em 2024. “Os estados que não controlaram a segurança no momento certo foram invadidos pelo crime organizado, e agora enfrentam dificuldades para restaurar a ordem. No DF, queremos continuar oferecendo segurança e qualidade de vida para todos”, ressaltou.
O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, reforçou a importância do reforço policial e comemorou o fato de o DF ser, atualmente, a segunda capital mais segura do país. “O período sem concursos gerou um grande impacto no nosso efetivo, mas agora retomamos o equilíbrio com mais de mil policiais prontos para transformar o DF na capital mais segura do Brasil”, afirmou, mencionando Florianópolis (SC) como a única cidade à frente no ranking de segurança.
Também presente, o secretário de Administração Penitenciária, Wenderson Teles, frisou a relevância do combate ao crime organizado dentro do sistema penitenciário, destacando o papel da inteligência e da investigação. “Todas as grandes facções criminosas se originaram nas penitenciárias. Um controle efetivo dentro dos presídios é fundamental para tornar as cidades mais seguras”, declarou.
Em nome da Polícia Civil do DF, o delegado-geral José Werick de Carvalho incentivou os novos policiais a atuarem com comprometimento e excelência. “Que cada um de vocês contribua para que a PCDF continue sendo referência nacional em resolução da criminalidade, preservando a vida, a igualdade, o patrimônio e a liberdade das pessoas”, concluiu.