Na reta final das eleições para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o portal Metrópoles promoveu um debate com os candidatos à presidência da Seccional do Distrito Federal (OAB-DF). O encontro, realizado na última terça-feira (5/11) na unidade da Asa Norte da Faculdade IDP, reuniu todas as cinco chapas concorrentes, marcando um momento crucial para a classe jurídica e para a sociedade em geral.
As chapas participantes foram: Chapa 20, “Coragem para Mudar”, liderada por Everardo Gueiros (Vevé); Chapa 1, “OAB para Todos”, com Paulo Maurício (Poli); Chapa 10, “Ordem com + Voz”, sob a liderança de Cleber Lopes; Chapa 33, “Inovar a Ordem”, de Cris Damasceno; e Chapa 99, “A OAB que Eu Preciso”, encabeçada por Karol Guimarães.
Durante o debate, Karol Guimarães, candidata à presidência pela Chapa 99, destacou um compromisso fundamental de sua proposta: a ampliação da representação para advogados negros e pessoas com deficiências (PCDs). Guimarães enfatizou que, caso eleita, essas minorias terão prioridade em sua gestão, reafirmando a importância de tornar a OAB-DF mais inclusiva e representativa.
“Quanto à questão dos negros, nós vamos dar espaços para os negros e para as negras, para os PCDs, para as minorias. Até porque o Conselho Federal diz que são eles que têm maiores dificuldades financeiras. Estamos aqui para trabalhar para você, que é 99%, que é excluído pela Ordem, que esses quatro grupos aqui excluem”, declarou a candidata.
As eleições de 2024 da OAB-DF estão programadas para ocorrer em 17 de novembro, com cerca de 41 mil advogados aptos a votar virtualmente para presidente, vice-presidente e demais cargos de gestão da seccional.