A Comissão Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF) identificou e retirou da lista de eleitores 855 nomes de advogados que já faleceram. A atualização foi realizada para garantir a precisão do pleito que ocorrerá no próximo domingo (17/11), onde 36.344 advogados aptos escolherão a nova liderança da OAB-DF para o triênio 2025-2027.
Conforme a Seccional, a lista de eleitores passou por rigoroso tratamento de dados e dupla checagem, considerando requisitos de adimplência e regularidade cadastral, incluindo verificações sobre inscrições suplementares. Entretanto, integrantes de chapas concorrentes apontaram que, mesmo após a revisão publicada na terça-feira (12/11), constavam ainda pelo menos dois nomes de advogados falecidos.
O presidente da Comissão Eleitoral, Antonio Alberto do Vale Cerqueira, explicou que, apesar de eventuais falhas, o processo não será comprometido. “Em grandes eleições como a da OAB-DF, com milhares de advogados, é uma utopia acreditar em uma lista perfeita. Pessoas podem falecer após o fechamento do colégio eleitoral. Mesmo assim, identificamos e retiramos 855 nomes que não haviam sido previamente comunicados, o que assegura a lisura do processo”, afirmou Cerqueira.
Transparência e acessibilidade nas eleições
A OAB-DF garantiu que todos os pedidos das cinco chapas concorrentes, incluindo um ponto de apoio para eleitores idosos e pessoas com deficiência, foram aprovados. A votação será totalmente on-line, com atendimentos presenciais na sede da OAB-DF, na Asa Norte, e na Subseção de Taguatinga para os excluídos digitais.
Além disso, a Comissão reforçou que é proibida a prática de boca de urna, aliciamento e distribuição de material de propaganda. O uso de broches e adesivos é permitido, desde que não influencie o eleitor.
Como participar da votação
Os advogados com inscrição regular poderão acessar a plataforma de votação através do site eleicoesoabdf.org.br ou pelo portal da OAB-DF. A autenticação poderá ser feita por certificado digital ou duplo fator, com opções como códigos por e-mail, SMS, ou biometria facial.
Após o acesso e a autenticação, o eleitor escolherá sua chapa e confirmará o voto, recebendo um comprovante ao final.
A Comissão Eleitoral destaca que o processo segue com alto nível de segurança e transparência, visando assegurar uma eleição justa e representativa para todos os advogados da capital do país.