- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalDrenar DF ampliará em dobro a capacidade do sistema de captação de...

Drenar DF ampliará em dobro a capacidade do sistema de captação de águas pluviais

Estão sendo instaladas 306 novas bocas de lobo em pontos estratégicos da Asa Norte para reforçar a rede atual; o GDF investiu R$ 180 milhões no projeto.

Para mitigar os problemas causados pelas cheias na Asa Norte, o projeto Drenar DF vai duplicar a capacidade de captação de águas pluviais, sem abandonar a estrutura existente. O funcionamento será paralelo, somando os esforços das redes nova e antiga. O Governo do Distrito Federal (GDF) destinou R$ 180 milhões para a execução da iniciativa.

Segundo Hamilton Lourenço, diretor-técnico da Terracap, “a nova rede do Drenar DF complementa a já existente, ampliando a capacidade de drenagem por meio de um trabalho conjunto.”

A eficiência do Drenar DF depende da integração completa do sistema. Por isso, estão sendo instaladas 306 novas bocas de lobo, com 216 já concluídas. Esses pontos reforçam a rede existente, abrangendo locais como a Arena BRB (Estádio Nacional), quadras da Asa Norte (902, 702, 302, 102, 202 e 402), além das vias principais como W3, W5, L2 e L4 Norte.

Os locais foram escolhidos com base em estudos que identificaram áreas críticas de alagamento. A nova rede intercepta a antiga em sete pontos estratégicos, garantindo maior eficiência.

Avanços e Próximas Etapas

Além das bocas de lobo, 107 poços de visita (PVs) foram escavados e montados, permitindo a construção das galerias de drenagem com impacto mínimo para os moradores. A primeira etapa, que contempla as quadras iniciais da Asa Norte, está quase finalizada. A próxima fase abrangerá as quadras 4 a 14, aguardando aprovação da Novacap e liberação de recursos. Um terceiro projeto está em análise para atender as quadras finais 15 e 16.

Parque Internacional da Paz

O projeto Drenar DF também prevê a criação do Parque Urbano Internacional da Paz, uma área de 5 mil m² que abrigará uma bacia de detenção e uma praça com ciclovia de 1,1 km. O parque contará com 249 árvores e arbustos, incluindo espécies sombreadoras como copaíbas e frutíferas como jabuticabeiras e amoreiras.

O projeto é uma parceria entre Terracap, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF) e segue as normas do Iphan, proporcionando um espaço de lazer e preservação ambiental para a população.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias