A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) celebrou, nesta quinta-feira (12), seus 16 anos de fundação com um marco significativo: o aumento expressivo no número de frequentadores. Em 2024, mais de 150 mil pessoas já visitaram o espaço, superando os 102 mil registrados em 2023 e os 72 mil de 2022. Esse crescimento reflete o crescente interesse da comunidade pelo espaço, que se consolida como um centro cultural e de lazer na capital federal.
Para marcar a data, a BNB promove, no próximo dia 21, a Feira de Troca de Livros. O evento acontecerá das 9h às 14h, no Corredor Cultura, no térreo da biblioteca. A iniciativa oferece aos amantes da leitura a oportunidade de renovar suas coleções e, simultaneamente, enriquecer o acervo da biblioteca. Uma das novidades deste ano é o destaque para autores brasilienses: quem levar uma obra de um autor local poderá trocá-la por duas outras.
A feira contará com mais de mil títulos selecionados, incluindo best-sellers como Guerra dos Tronos, de George R. R. Martin, e Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva, além de mangás e HQs. Para participar, os livros levados para troca devem estar em bom estado de conservação. A entrada é gratuita.
Segundo a diretora da BNB, Marmenha Rosário, o evento também é uma oportunidade para presentear na época natalina. “Além de ser um momento agradável para quem deseja compartilhar e descobrir novas histórias, proporcionar essa troca vai prestigiar autores e aumentar o nosso acervo”, ressaltou.
Uma década e meia de transformação cultural
Desde sua inauguração, em 2008, como parte do Complexo Cultural da República, na Esplanada dos Ministérios, a BNB tem se destacado como um espaço de aprendizado, cultura e lazer. Nos últimos dois anos, o público da biblioteca mais que dobrou, impulsionado pela ampliação de atividades culturais e educacionais, como palestras, exposições e programas de ensino.
Entre os projetos recentes, destacam-se a inauguração de uma Sala Gamer, a oferta de aulões para concursos, cursos de inglês e a criação de uma área dedicada à música. “O brasiliense descobriu que a BNB é muito importante no cotidiano e entra no imaginário da comunidade do DF”, afirma Marmenha Rosário. “Uma biblioteca boa e de qualidade atrai o público e cumpre a missão de levar conhecimento, aprendizado e cultura à população”, concluiu.
Com a diversificação de iniciativas e o apoio da comunidade, a BNB segue reafirmando seu papel como referência cultural e educativa em Brasília. A expectativa é que as comemorações atraiam ainda mais visitantes e fortaleçam o vínculo entre a biblioteca e os brasilienses.