A primeira farmácia ambulatorial especializada em oncologia do Distrito Federal, localizada no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), vai ampliar seu horário de funcionamento até as 18h a partir de janeiro de 2025. Atualmente, o atendimento ocorre das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h30. Com a mudança, a expectativa é que o suporte ao público supere a média de 60 atendimentos diários. Após dois meses de funcionamento, a unidade já ultrapassou a previsão inicial de 40 pacientes por dia, totalizando 620 atendimentos mensais.
“No mês de outubro, realizamos 20 consultas farmacêuticas. Já em novembro, esse número subiu para 74, evidenciando o aumento da demanda e a importância do serviço farmacêutico clínico especializado no atendimento a pacientes oncológicos adultos”, afirma Hugo Carvalho, responsável técnico pela farmácia oncológica do HRT. Segundo o profissional de saúde, a ampliação do horário vai proporcionar maior acesso, especialmente para pacientes com compromissos de trabalho ou estudos. “Nosso objetivo é oferecer mais flexibilidade, sem comprometer a qualidade do serviço”, destaca.
A equipe farmacêutica desempenha papel fundamental no processo de tratamento oncológico, sendo um ponto de apoio crucial para os pacientes tirarem dúvidas. Para Hugo, entre os fatores que contribuíram para o crescimento das consultas farmacológicas na unidade, estão o fluxo de atendimento estruturado em etapas e a ampliação da equipe com a atuação dos residentes de farmácia da Secretaria de Saúde (SES-DF), além da facilidade no acesso ao serviço.
O serviço busca garantir que os pacientes tenham todas as informações necessárias para seguir corretamente o tratamento, facilitando a adesão e promovendo melhores resultados
“Antes, o vínculo dos pacientes com os farmacêuticos era menor, especialmente quando eles retiravam os medicamentos em outras unidades. Isso gerava uma certa evasão e burocracia”, explica. “Agora, com a farmácia oncológica funcionando no HRT, conseguimos reduzir essa burocracia e centralizar todo o processo em um único lugar, o que facilita muito o atendimento e o acompanhamento dos pacientes.”
Desde sua inauguração, a farmácia oferece 15 tipos diferentes de medicamentos, sendo parte deles oriunda dos estoques da SES-DF e outra parte, fornecida pelo Ministério da Saúde. A unidade está preparada para atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de todas as regiões do DF e do Entorno. Para acessar os medicamentos oncológicos pelo SUS, o paciente primeiro consulta com o médico, que prescreve a medicação.
Esse processo requer uma autorização que pode levar de sete a dez dias — o tempo médio de espera até o retorno do paciente. Após essa autorização, a pessoa retira a receita na farmácia. “Todos os pacientes, especialmente os de primeira vez, passam por uma consulta farmacêutica detalhada, que visa oferecer informações completas sobre os medicamentos”, explica Hugo.
Além disso, ela também oferece suporte para os familiares, que podem acompanhar o tratamento e aprender sobre os medicamentos e suas funções. O serviço busca garantir que os pacientes tenham todas as informações necessárias para seguir corretamente o tratamento, facilitando a adesão e promovendo melhores resultados.
Suporte à família
O apoio prestado pela equipe da farmácia oncológica tem sido fundamental para Fátima Gomes, 39, durante o tratamento de sua filha, Keila Gomes, 20. “Com essa orientação e apoio, tem sido mais fácil passar por esse momento tão difícil, porque eles tiram todas as nossas dúvidas, quantas vezes for necessário, com muita paciência e respeito”, relata Fátima. Desempregada, ela ressalta a importância da concessão dos medicamentos durante as sessões de quimioterapia da filha: “Se a gente não recebesse essa ajuda do governo, não sei como seria”.
Outro benefício para a família é a confecção de calendários personalizados pela equipe farmacêutica do HRT, para cada ciclo de quimioterapia. “Além de fazer toda a conferência dos medicamentos, explicando a finalidade de cada um e verificando as validades, eles também marcam os dias e horários para que minha filha tome os remédios corretamente”, explica.
Moradora de Águas Lindas de Goiás, Fátima só tem a agradecer pela facilidade e acessibilidade do serviço. “É muito bom conseguir resolver todas as pendências em um dia, principalmente por estar longe da minha casa. Eu sou assistida por uma equipe que se importa comigo e com a saúde da minha filha. Isso é o mais importante”, afirma.
Fonte: Agência Brasília