As obras de duplicação da via que conecta o Guará ao Núcleo Bandeirante avançaram significativamente. Nesta semana, o Governo do Distrito Federal (GDF) liberou uma nova faixa para o tráfego de veículos. Com um investimento total de R$ 10,1 milhões, o projeto contempla a construção de três quilômetros de ciclovia, calçadas e a realização de serviços de drenagem. A pista duplicada, quando finalizada, trará mais fluidez ao trânsito e segurança aos usuários.
Anteriormente, o trecho operava em mão dupla, o que frequentemente gerava engarrafamentos nos horários de pico. Com a liberação parcial da nova faixa, a circulação de veículos já apresenta melhorias, mesmo com as obras ainda em andamento. “A ideia ao liberar mais uma faixa foi proporcionar maior conforto aos motoristas, especialmente nos horários de pico. No entanto, ainda há trabalho a ser feito no próximo ano, incluindo a finalização da ciclovia, das calçadas e do sistema de drenagem”, explicou Luiz Antônio Mundim, servidor da Secretaria de Obras e Infraestrutura e responsável pelo contrato. Outro destaque do projeto é a construção de uma nova ponte sobre o Córrego Vicente Pires, que está em fase de fundações e será uma das prioridades para conclusão em 2025.
A liberação parcial já está trazendo alívio para o trânsito local. “Estamos acompanhando de perto o andamento das obras, que seguem dentro do cronograma e avançam significativamente. Este projeto é um marco importante para a mobilidade urbana, beneficiando não apenas os moradores do Guará, mas todos os motoristas que utilizam essa rota diariamente”, afirmou Artur Nogueira, administrador do Guará. Usuária frequente da via, a massoterapeuta Joselinda Maria Atanásio, 50 anos, celebra as mudanças: “Estou percebendo uma diferença positiva. A duplicação já trouxe mais segurança com as duas pistas e, quando tudo estiver finalizado, acredito que ficará ainda melhor.”
Além da duplicação, a segurança foi reforçada com a instalação de 82 luminárias de LED ao longo do trecho, um investimento de R$ 422.598,81 feito pela Companhia Energética de Brasília (CEB). A nova iluminação melhora a visibilidade, além de reduzir o consumo de energia.
A via duplicada possui 1,2 km de extensão e liga a Avenida Contorno, no Guará II, à interseção com a DF-079, próximo à Quadra 3 do Park Way. Quando concluída, facilitará o deslocamento entre as regiões do Guará, Águas Claras, Arniqueira, Setor Habitacional Bernardo Sayão e Núcleo Bandeirante.
Para o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, a obra é estratégica para a mobilidade no Distrito Federal: “Esse projeto é essencial para melhorar a mobilidade urbana, garantindo mais segurança e conforto aos motoristas e pedestres que utilizam a via diariamente. Nosso compromisso é entregar uma infraestrutura de alta qualidade que atenda às necessidades da população e eleve a qualidade de vida para todos.”