- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalBombeiros do DF reforçam resgate no Maranhão com equipamento de alta tecnologia

Bombeiros do DF reforçam resgate no Maranhão com equipamento de alta tecnologia

Equipe especializada auxilia buscas após desabamento de ponte sobre o Rio Tocantins.

Oito mergulhadores experientes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foram enviados pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para integrar a missão de resgate das vítimas do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, ocorrido no último domingo (22), em Estreito, no Maranhão. Além da ampla experiência em operações humanitárias, a equipe levará um equipamento especializado capaz de reflutuar até 22 toneladas de material submerso, essencial para a remoção de veículos e buscas no Rio Tocantins.

O equipamento de reflutuação, composto por grandes bolsas infláveis que geram força suficiente para elevar objetos pesados do fundo de rios, foi projetado para operações em águas profundas. Segundo o capitão Ramon Lauton, chefe da delegação, a equipe é composta por militares altamente capacitados, como o subtenente Danilo Brites, o mais experiente mergulhador do CBMDF. “São profissionais com vasta bagagem, já tendo atuado em missões como o resgate às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul”, destacou.

No sábado (28), o governador Ibaneis Rocha autorizou o envio da equipe a pedido do Corpo de Bombeiros do Maranhão, após a prefeitura de Estreito decretar situação de emergência. “Lamento profundamente as vidas perdidas nesta tragédia e reforço que o DF está à disposição para oferecer todo o suporte necessário”, declarou o governador.

A delegação leva, além do equipamento de reflutuação, itens técnicos como cilindros, coletes equilibradores, cordas e mosquetões. Segundo o comandante do CBMDF, coronel Leonardo Raslan, “a prioridade é atender prontamente, auxiliando com todos os recursos disponíveis”.

O desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que conecta o Maranhão ao Tocantins pela BR-226, ocorreu enquanto oito veículos trafegavam pela estrutura de 533 metros de extensão. O acidente integra um histórico de missões recentes do CBMDF, que já prestou apoio ao Rio Grande do Sul em enchentes e à Amazônia e Pantanal no combate a incêndios.

“Essa é a missão do Corpo de Bombeiros Militar e do GDF: dar suporte aos estados brasileiros em momentos desafiadores. Estamos prontos para colaborar mais uma vez”, afirmou a vice-governadora Celina Leão.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias