Oito mergulhadores experientes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foram enviados pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para integrar a missão de resgate das vítimas do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, ocorrido no último domingo (22), em Estreito, no Maranhão. Além da ampla experiência em operações humanitárias, a equipe levará um equipamento especializado capaz de reflutuar até 22 toneladas de material submerso, essencial para a remoção de veículos e buscas no Rio Tocantins.
O equipamento de reflutuação, composto por grandes bolsas infláveis que geram força suficiente para elevar objetos pesados do fundo de rios, foi projetado para operações em águas profundas. Segundo o capitão Ramon Lauton, chefe da delegação, a equipe é composta por militares altamente capacitados, como o subtenente Danilo Brites, o mais experiente mergulhador do CBMDF. “São profissionais com vasta bagagem, já tendo atuado em missões como o resgate às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul”, destacou.
No sábado (28), o governador Ibaneis Rocha autorizou o envio da equipe a pedido do Corpo de Bombeiros do Maranhão, após a prefeitura de Estreito decretar situação de emergência. “Lamento profundamente as vidas perdidas nesta tragédia e reforço que o DF está à disposição para oferecer todo o suporte necessário”, declarou o governador.
A delegação leva, além do equipamento de reflutuação, itens técnicos como cilindros, coletes equilibradores, cordas e mosquetões. Segundo o comandante do CBMDF, coronel Leonardo Raslan, “a prioridade é atender prontamente, auxiliando com todos os recursos disponíveis”.
O desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que conecta o Maranhão ao Tocantins pela BR-226, ocorreu enquanto oito veículos trafegavam pela estrutura de 533 metros de extensão. O acidente integra um histórico de missões recentes do CBMDF, que já prestou apoio ao Rio Grande do Sul em enchentes e à Amazônia e Pantanal no combate a incêndios.
“Essa é a missão do Corpo de Bombeiros Militar e do GDF: dar suporte aos estados brasileiros em momentos desafiadores. Estamos prontos para colaborar mais uma vez”, afirmou a vice-governadora Celina Leão.