- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalConstrução de novas bocas de lobo do Drenar DF chega à fase...

Construção de novas bocas de lobo do Drenar DF chega à fase final

O Drenar DF, maior programa de escoamento de águas pluviais do Governo do Distrito Federal (GDF), vai duplicar a capacidade de captação da chuva na região da Asa Norte. Para isso, estão sendo construídas 291 novas bocas de lobo, das quais 283 já foram finalizadas.

Com um investimento de R$ 180 milhões, foram mapeados trechos da Asa Norte em que não havia entradas de bocas de lobo. Os dispositivos são responsáveis pela coleta e direcionamento da água da chuva para a rede de escoamento, evitando alagamentos e enchentes.

As entradas estão localizadas ao longo dos cinco lotes do projeto, desde as imediações da Arena BRB (Estádio Nacional Mané Garrincha), passando pelas quadras da Asa Norte 902 (perto do Colégio Militar), 702, 302, 102, 202 e 402, cruzando as W3 e W5 Norte e o Eixo Rodoviário Norte (Eixão), além da via L2 Norte, chegando à L4 Norte, próximo ao Setor de Embaixadas Norte.

Segundo o diretor-técnico da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), Hamilton Lourenço Filho, durante a fase de elaboração do Drenar DF, foram identificados pontos da cidade sem bocas de lobo, como o Setor de Rádio e Televisão Norte (SRTVN). Os pontos de instalação também foram definidos a partir de um levantamento que apontou trechos críticos de alagamento ou de empoçamento de água na Asa Norte.

“Em alguns pontos da rede de drenagem foram encontrados trechos de quase 300 metros de via sem nenhuma boca de lobo. Em outros pontos também já sabíamos que eram trechos de alagamento mais forte, como no eixinho, perto do estádio. Todos esses trechos foram reforçados”, detalhou.

Etapas

Concluída a primeira etapa do programa, que abrange as primeiras quadras da Asa Norte, a Terracap deve executar a segunda fase do projeto, que compreende as quadras 4 e 5 até as quadras 14 da Asa Norte. O material está em aprovação na Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e aguarda recursos. Um terceiro projeto está em estudo para atender as quadras de finais 15 e 16.

Além do projeto de captação de águas pluviais, o Drenar prevê a criação do Parque Urbano Internacional da Paz, que abrigará a bacia de detenção do Drenar e uma praça.

Com 5 mil m² de área livre, o espaço contará com esculturas e 249 árvores e arbustos, entre espécies para sombreamento, como magnólias-do-brejo, aroeiras-vermelhas e copaíbas, e frutíferas, a exemplo da aceroleira, pitangueira, amoreira, jabuticabeira e goiabeira.

O projeto, desenvolvido pela Terracap em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF) e seguindo exigências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ainda inclui uma ciclovia de 1,1 km de extensão contornando o parque.

Fonte: Agência Brasília

Redação
Redaçãohttps://dfpost.com.br
Saiba tudo o que acontece no Distrito Federal, no Brasil e no mundo.

Continue Lendo

Câmara Legislativa debate políticas públicas para pacientes com lúpus em simpósio especial

Em alusão ao Dia Mundial do Lúpus, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promoveu, nesta segunda-feira (5), um simpósio voltado a pacientes, familiares,...

Novo Centro de Referência da Mulher é inaugurado no Recanto das Emas para combater violência e promover autonomia

A partir desta terça-feira (6), o Recanto das Emas conta com um novo aliado no enfrentamento à violência de gênero: o Centro de Referência...

Hospital de Taguatinga se destaca no uso racional de medicamentos e na humanização do tratamento

A utilização incorreta de medicamentos pode gerar riscos graves à saúde. Para reforçar a importância do uso consciente, o Brasil celebra nesta segunda-feira (5)...

ABBP emite nota de repúdio à CPI proposta por Reginaldo Veras sobre suposta “roubalheira dos aposentados”

A criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias de fraudes envolvendo aposentados no Distrito Federal gerou reação imediata da Associação...

Programa de Educação Precoce garante atendimento especializado para crianças com dificuldades no desenvolvimento

A notícia de que estava grávida de gêmeas siamesas unidas pela cabeça abalou profundamente a farmacêutica Camilla Vieira, então com 23 anos. Os desafios...

Comentários

Últimas notícias