- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalSobradinho recebe ação de combate à dengue

Sobradinho recebe ação de combate à dengue

A casa de Fátima de Paula Alvim e Luiz Cirqueira da Silva, localizada na Quadra 2 de Sobradinho, parecia não conter nenhum criadouro do mosquito Aedes aegypti, nem mesmo no belo jardim cultivado pelo casal de aposentados.

Porém, ao analisar as calhas do imóvel, os Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (Avas) da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), que realizavam uma visita na manhã deste sábado (11), perceberam a presença de água acumulada no local.

“Aqui no jardim nós não identificamos nenhum criadouro, mas quando a gente foi verificar a calha do imóvel foi possível identificar a presença de água parada. E aí vai uma dica para a população: sempre cheque a calha e realize a desobstrução caso ela esteja entupida.”, explicou o Subsecretário de Vigilância à Saúde do DF, Fabiano dos Anjos, que participou da ação.

Após identificar o possível criadouro, os Agentes de Vigilância Ambiental realizaram o tratamento da água, visto que não foi possível removê-la. Assim, a inspeção dos profissionais foi essencial para prevenir a disseminação do Aedes aegypti no local.

Como ressaltou Dona Fátima: “Essas visitas dos Agentes são muito boas e necessárias para a população porque a gente tem que tomar cuidado principalmente agora no verão, que é quente e chuvoso. A dengue mata mesmo, ela não brinca não, viu?”

Ações contínuas

Essa visita faz parte das inúmeras ações empregadas pela Secretaria de Saúde para diminuir o número de casos de dengue no Distrito Federal. Além das inspeções domiciliares, a SES-DF tem investido em tecnologia, como o uso de drones e a implementação do aplicativo com georreferenciamento dos focos da doença.

Outras estratégias empregadas foram o uso de estações disseminadoras de larvicida (EDLs) e Ovitrampas, armadilhas que ajudam a monitorar a presença do mosquito Aedes aegypti nas regiões. Também foram contratados mais agentes de vigilância ambiental (Avas) e agentes comunitários de saúde (ACSs).

As ações têm causado um impacto positivo. Na primeira semana de janeiro deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, os casos de dengue diminuíram em quase 98% no Distrito Federal.

De acordo com a Secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, o conjunto dessas ações e a atuação de diferentes órgãos possibilitaram essa melhora: “Essa diminuição é fruto de uma equipe trabalhando unida: é a visita em domicílios, é a ação dos agentes de vigilância, dos agentes de saúde, é a parceria da Novacap, são as novas tecnologias que nós abraçamos…”.

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

Fonte: Agência Brasília

Redação
Redaçãohttps://dfpost.com.br
Saiba tudo o que acontece no Distrito Federal, no Brasil e no mundo.

Continue Lendo

Câmara Legislativa debate políticas públicas para pacientes com lúpus em simpósio especial

Em alusão ao Dia Mundial do Lúpus, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promoveu, nesta segunda-feira (5), um simpósio voltado a pacientes, familiares,...

Novo Centro de Referência da Mulher é inaugurado no Recanto das Emas para combater violência e promover autonomia

A partir desta terça-feira (6), o Recanto das Emas conta com um novo aliado no enfrentamento à violência de gênero: o Centro de Referência...

Hospital de Taguatinga se destaca no uso racional de medicamentos e na humanização do tratamento

A utilização incorreta de medicamentos pode gerar riscos graves à saúde. Para reforçar a importância do uso consciente, o Brasil celebra nesta segunda-feira (5)...

ABBP emite nota de repúdio à CPI proposta por Reginaldo Veras sobre suposta “roubalheira dos aposentados”

A criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias de fraudes envolvendo aposentados no Distrito Federal gerou reação imediata da Associação...

Programa de Educação Precoce garante atendimento especializado para crianças com dificuldades no desenvolvimento

A notícia de que estava grávida de gêmeas siamesas unidas pela cabeça abalou profundamente a farmacêutica Camilla Vieira, então com 23 anos. Os desafios...

Comentários

Últimas notícias