A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) levou imunização para o Estádio Abadião, em Ceilândia, durante o jogo de abertura da 50ª edição do Campeonato Candango, neste sábado (18). Na partida, o Ceilândia venceu o Real Brasília por 1×0, mas outro destaque foi o Carro da Vacina, que ofereceu vacinas do calendário infantil e adulto ao público presente.
Com 101 doses aplicadas, a ação buscou ampliar a cobertura vacinal no Distrito Federal. Para Zildene Bitencourt, chefe da Vigilância Epidemiológica e Imunização (NVEPI) da Região de Saúde Oeste, o objetivo é claro: levar o serviço diretamente à população. “Trouxemos todas as vacinas do calendário para atender famílias inteiras e estamos preparados para vacinar todos os torcedores que nos procurarem”, explicou. Durante o evento, somente a BCG e o imunizante contra a dengue não estavam disponíveis.
Iris Isabele, de 26 anos, torcedora do Ceilândia, aproveitou a oportunidade. “Durante a semana, é difícil encontrar tempo para ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Achei ótimo, porque vim literalmente só para assistir ao jogo e consegui colocar minhas vacinas em dia. Tomei as da gripe e da hepatite, que já estavam atrasadas há muito tempo”, comemorou.
Nesse sentido, Michael Rairo, de 36 anos, também morador de Ceilândia, soube da ação pelo site da SES-DF. “Moro aqui perto e aproveitei para regularizar meu cartão de vacinação. Gostei bastante da ideia, achei muito prática e útil”, avaliou.
O projeto itinerante da SES-DF segue em ritmo acelerado, com atividades previstas para 2025. “Temos um cronograma extenso. Nesta semana, realizamos busca ativa na população do Sol Nascente. Agora, o Carro da Vacina também dará suporte no acompanhamento de saúde dos beneficiários do Programa Bolsa Família”, destacou Zildene. Para o próximo final de semana, o projeto continuará no Trecho 3 do Sol Nascente.