- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalGDF lidera iniciativas contra intolerância religiosa

GDF lidera iniciativas contra intolerância religiosa

Plano Distrital de Combate à Intolerância Religiosa reforça compromisso com a diversidade.

Desde 2007, o Brasil celebra o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa em 21 de janeiro, instituído pela Lei Federal nº 11.635. A data homenageia Mãe Gilda, ialorixá baiana vitimada por agressores fundamentalistas em Salvador. O caso tornou-se histórico como o primeiro no país a ser reconhecido como intolerância religiosa, resultando em indenização por danos materiais e morais.

No Distrito Federal, ataques a terreiros de religiões de matriz africana e outros templos religiosos têm evidenciado a gravidade do problema. Esses episódios incluem disparos de armas de fogo, incêndios e depredações. Em resposta, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) criou o Comitê Distrital de Diversidade Religiosa (CDDR), que atua como um canal de diálogo entre a sociedade e o Governo do Distrito Federal para propor políticas públicas voltadas à diversidade religiosa.

Uma das principais iniciativas do CDDR é o lançamento do Plano Distrital de Combate à Intolerância Religiosa, previsto para este ano. O Distrito Federal será a segunda unidade da federação a implementar um plano do gênero, seguindo os passos de São Paulo. O documento incluirá diretrizes e ações voltadas à prevenção e ao combate à intolerância religiosa, promovendo o respeito à liberdade de crença e à diversidade.

O plano também contemplará campanhas educativas e de conscientização, além de medidas para proteger as vítimas e punir os responsáveis por atos de discriminação ou violência religiosa. Haverá suporte jurídico, psicológico e social para os atingidos. Outra ação relevante do CDDR foi a instituição do Dia Distrital de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado em 25 de outubro.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância dessas iniciativas: “Trabalhamos para conscientizar a sociedade sobre a diversidade religiosa e a liberdade de cada cidadão de seguir ou não uma crença. O respeito a essas escolhas é fundamental para a construção de uma sociedade mais tolerante”.

Continue Lendo

Fiscalização é intensificada para garantir segurança no trânsito no retorno às aulas

Na próxima segunda-feira (27), os alunos das escolas particulares do Distrito Federal retornarão às aulas. Para garantir maior segurança no trajeto entre casa e...

Profissionais de saúde passam por capacitação sobre avaliação respiratória

Nesta terça-feira (21), os profissionais que atuam nas equipes multidisciplinares das unidades geridas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF)...

Comentários

Últimas notícias