- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalO excesso de velocidade foi um fator presente em 36 acidentes de...

O excesso de velocidade foi um fator presente em 36 acidentes de trânsito fatais

A imprudência do pedestre, a perda de controle do veículo, o desrespeito à sinalização e o consumo de álcool completam a lista dos fatores de risco mais comuns nos 223 acidentes fatais registrados em 2024 nas vias do DF.

Um levantamento do Detran-DF sobre os 223 acidentes de trânsito com vítimas fatais registrados em 2024 revelou que 36 deles foram causados pelo excesso de velocidade, representando 16,14% dos casos. Outros fatores também se destacam, como a imprudência do pedestre (53 ocorrências) e a perda de controle do veículo (47), compondo os três principais riscos envolvidos nos acidentes fatais.

Embora a imprudência do pedestre seja a principal causa dos sinistros, a perda de controle do veículo e o excesso de velocidade dificultam que o condutor consiga evitar o acidente. Esses fatores influenciam diretamente nos atropelamentos (79 casos), colisões (97), choques contra objetos fixos (20) e capotamentos (13).

Além disso, o número de motoristas flagrados dirigindo acima da velocidade permitida em 2024 foi alarmante: 1.868.693 infrações. Entre esses, 30.377 condutores excederam o limite em mais de 50%, o que configura uma infração gravíssima. Essa violação resulta em multa de R$ 880,41 e suspensão da carteira de habilitação por um período de dois a oito meses. Em casos de reincidência dentro de 12 meses, a suspensão pode variar de oito a dez meses.

Respeitar a Velocidade é Respeitar a Vida

“O limite de velocidade das vias é estabelecido com base em critérios de segurança para garantir um trânsito mais seguro e fluido para todos”, enfatiza o diretor-geral do Detran-DF, Takane Kiyotsuka. “É essencial que os condutores tenham essa consciência: respeitar esses limites significa preservar vidas.”

Diante da preocupação crescente com o excesso de velocidade, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adotou o slogan “Desacelere. Seu bem maior é a vida” para as campanhas educativas de 2025. A Diretoria de Educação de Trânsito do Detran-DF está distribuindo materiais informativos para conscientizar os motoristas sobre os riscos dessa prática. A iniciativa busca reforçar que dirigir em alta velocidade pode causar tragédias e não proporciona um ganho real de tempo no deslocamento.

Excesso de Velocidade: Crime de Trânsito

Dirigir em velocidade incompatível com a segurança em áreas próximas a escolas, hospitais, estações de transporte público, vias estreitas ou locais com grande circulação de pedestres é considerado crime de trânsito. De acordo com o artigo 311 do Código de Trânsito Brasileiro, essa infração pode resultar em detenção de seis meses a um ano ou em multa definida pelo juiz.

Principais Fatores de Risco no Trânsito Fatal do DF (2024)
  1. Imprudência do pedestre – 53 ocorrências
  2. Perda de controle do veículo – 47 ocorrências
  3. Excesso de velocidade – 36 ocorrências
  4. Desrespeito à sinalização – 29 ocorrências
  5. Uso de álcool ou suspeita – 25 ocorrências
  6. Outros fatores – 33 ocorrências

A conscientização e o respeito às normas de trânsito são fundamentais para reduzir esses números e tornar as vias mais seguras para todos.

Continue Lendo

Câmara Legislativa celebra os 216 anos da Polícia Militar do DF em sessão solene

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou, nesta quinta-feira (15), uma sessão solene em comemoração aos 216 anos de fundação da Polícia Militar...

Educação Integral Chega ao Campo com Ampliação Histórica de Escola no Paranoá

A comunidade rural do Paranoá e regiões vizinhas vive um marco para a educação pública local. Nesta sexta-feira (16), o Centro Educacional PAD-DF (CED...

Câmara Legislativa aprova criação do IPTU Social para isentar famílias de baixa renda

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta quarta-feira (14), o Projeto de Lei nº 510/2023, que...

Campanha de vacinação contra a gripe é ampliada para toda a população do DF

A partir da próxima segunda-feira (19), toda a população do Distrito Federal com mais de seis meses de idade poderá se vacinar contra a...

Comissão da CLDF aprova recarga elétrica em postos e limite de distância entre escolas e combustíveis

A Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT), da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), aprovou, na tarde desta...

Comentários

Últimas notícias