- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalProjeto de lei busca garantir direitos de motociclistas de aplicativos no DF

Projeto de lei busca garantir direitos de motociclistas de aplicativos no DF

Proposta do deputado Jorge Vianna, aprovada em comissão, exige notificação prévia para penalidades.

A Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta quarta-feira (5), o Projeto de Lei nº 1.158/2024, que estabelece direitos e garantias para motociclistas que atuam em empresas de aplicativos de entrega ou transporte. A principal medida da proposta é a obrigatoriedade de notificação prévia em casos de descadastramento, suspensão, exclusão ou outras penalidades aplicadas pelas plataformas.

Segundo o autor do projeto, deputado Jorge Vianna (PSD), a iniciativa visa assegurar aos trabalhadores o direito à ampla defesa e ao contraditório, garantindo que possam se preparar para eventuais punições e contestá-las, se necessário. “A notificação antecipada permite que esses profissionais tenham a oportunidade de se defender e evitar penalidades injustas”, argumenta o parlamentar.

O texto determina que as empresas notifiquem os motociclistas com pelo menos cinco dias de antecedência antes da aplicação da penalidade. A notificação deve conter a justificativa clara da medida, incluindo o descumprimento dos termos do contrato. Os profissionais também terão o direito de apresentar recurso e juntar provas para contestar as penalidades impostas.

Para o relator da matéria, deputado Gabriel Magno (PT), a proposta busca proporcionar maior estabilidade e segurança jurídica aos motociclistas de aplicativos. Antes de seguir para votação no plenário, o projeto ainda passará pela análise das Comissões de Constituição e Justiça (CCJ), Assuntos Sociais (CAS) e Economia, Orçamento e Finanças (CEOF).

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias