- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalCâmara Legislativa instaura CPI do Rio Melchior para investigar poluição

Câmara Legislativa instaura CPI do Rio Melchior para investigar poluição

Parlamentares apuram responsabilidades pela degradação ambiental em rio que abastece 1,3 milhão de pessoas.

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta terça-feira (18), a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as causas e responsabilidades pela poluição do Rio Melchior. O curso d’água, que abastece aproximadamente 1,3 milhão de pessoas nas regiões administrativas de Samambaia, Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol, encontra-se no nível 4 de contaminação, a pior classificação prevista na legislação brasileira.

O aval para a CPI foi dado durante reunião do Colégio de Líderes, momento que antecede a sessão plenária. A investigação sobre o Rio Melchior estava entre as solicitações de CPI aguardando instauração. Outras comissões também esperam aval, como as que investigarão fraudes na arrecadação do ICMS, crimes de violência e assédio sexual contra mulheres em Brasília e a gestão do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF).

Autora do pedido de investigação, a deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania) destacou a importância da CPI para garantir melhorias à população afetada. “Venho acompanhando a situação do Rio Melchior: há uma comunidade sendo prejudicada pela poluição do rio, e ali está uma população muito carente. Hoje conseguimos aprovar a instalação de uma CPI para fazermos um trabalho de dignidade naquela região”, afirmou.

O deputado Gabriel Magno (PT) também repercutiu o tema, reforçando a necessidade da investigação. “Foi uma decisão acertada do Colégio de Líderes a instalação da CPI do Rio Melchior. Movimentos sociais atuam diariamente na denúncia dos desmandos do Governo do Distrito Federal, que tem contaminado o rio, a região e, principalmente, a população”, afirmou. O parlamentar também cobrou o andamento de outras comissões, como a do Iges-DF.

Nos últimos anos, o Rio Melchior já foi tema de diversas discussões na Câmara Legislativa. Em 2024, uma comissão geral analisou um estudo da Universidade de Brasília sobre a poluição do rio. No mês seguinte, uma audiência pública realizada em Ceilândia debateu a preservação do curso d’água e do Parque Juscelino Kubitschek. Em 2023, outra comissão investigou o papel de órgãos públicos e empresas estatais na gestão ambiental da área.

As Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) são instrumentos legislativos utilizados para investigar temas de interesse público. Com poder para convocar testemunhas, requisitar documentos e realizar audiências, uma CPI tem a função de apurar irregularidades e encaminhar suas conclusões aos órgãos competentes, podendo resultar em recomendações para processos judiciais ou administrativos.

Continue Lendo

Brasília celebra 28 anos de respeito à faixa de pedestres com evento educativo

O Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Distrito Federal (CPTran) realizará nesta terça-feira (1º/4) um evento para marcar os 28 anos...

Governo do Distrito Federal destina R$ 300 milhões para o pagamento de precatórios do TJDFT

A Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF) deu início, nesta segunda-feira (31/3), à 16ª rodada de pagamentos de precatórios emitidos exclusivamente pelo Tribunal de Justiça...

Comentários

Últimas notícias