- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalNovo Secretário de Saúde do DF toma posse e destaca compromisso com...

Novo Secretário de Saúde do DF toma posse e destaca compromisso com o SUS

Lucilene Florêncio deixa o cargo por motivos pessoais; Juracy Cavalcante assume com foco na reformulação da saúde pública.

O Distrito Federal tem um novo secretário de Saúde. O médico Juracy Cavalcante Lacerda Júnior tomou posse na manhã desta segunda-feira (24), em cerimônia realizada no gabinete do governador Ibaneis Rocha (MDB). Ele assume o cargo após a saída de Lucilene Florêncio, que pediu exoneração na última quinta-feira (20), alegando motivos pessoais.

Lucilene Florêncio, que comandava a pasta desde junho de 2022, justificou sua decisão ao governador destacando o desejo de cuidar da própria saúde e mencionando o desgaste acumulado ao longo de anos sem férias. “Ela me disse que estava há seis anos sem descanso. Está cansada”, afirmou Ibaneis, ao agradecer pelos serviços prestados pela ex-secretária.

A exoneração e a nomeação de Juracy foram oficializadas em edição extra do Diário Oficial do DF. Até então, o novo titular da Saúde atuava como diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF). Para seu lugar, Ibaneis anunciou o nome de Cléber Monteiro, atual vice-presidente do instituto, que será indicado para a presidência do Iges-DF na terça-feira (25), sujeitando-se à aprovação da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

Desafios e compromissos

Durante a posse, o governador reforçou a necessidade de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e de implementar uma reformulação na rede pública, garantindo que as mudanças contemplem os servidores. “Temos que mostrar um gesto para os servidores da Saúde neste momento, reafirmando nosso compromisso com um SUS fortalecido e com a melhoria do sistema”, declarou Ibaneis.

Juracy Cavalcante também destacou seu compromisso com a saúde pública e o atendimento à população. “Vamos trabalhar em rede e focar nos principais desafios. Meu objetivo inicial é identificar os 20 maiores problemas da pasta e agir imediatamente para solucioná-los”, afirmou, citando o Princípio de Pareto como estratégia de gestão.

O novo secretário fez questão de esclarecer que sua gestão não pretende privatizar a saúde pública, mas sim aprimorar a gestão dos serviços existentes. “Não estou aqui para privatizar nada, como muitos têm dito. Estou para agregar e dialogar”, ressaltou.

Mudanças no Iges-DF

Com a nomeação de Juracy para a Secretaria de Saúde, o Iges-DF também passará por mudanças. O vice-presidente do instituto, Cléber Monteiro, será indicado para assumir a presidência da entidade. “Meu tipo de gestão é estar na ponta, indo aos locais, conhecendo os problemas, conversando com os servidores e buscando soluções”, afirmou Monteiro, enfatizando que também é defensor do SUS e da manutenção dos serviços públicos.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias