O Governo do Distrito Federal (GDF) oferecerá acolhimento e assistência social a pessoas em situação de rua instaladas em 18 locais distintos no Plano Piloto. A ação terá início às 9h desta quarta-feira (26) e contará com a participação de diversas secretarias e órgãos, incluindo Desenvolvimento Social (Sedes-DF), Saúde (SES-DF), Educação (SEEDF), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), Segurança Pública (SSP-DF), Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e Justiça e Cidadania (Sejus-DF), além do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Novacap, Codhab, Detran-DF, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Conselho Tutelar.
A DF Legal ficará responsável pelo desmonte das estruturas ocupadas e pelo transporte dos pertences para o local indicado pelos próprios ocupantes. Caso isso não seja possível, os objetos serão encaminhados ao depósito da pasta, onde poderão ser retirados sem custo no prazo de até 60 dias. As pessoas atendidas também terão a opção de serem encaminhadas para serviços da Sedes e demais secretarias, como saúde e trabalho.
Ao longo da semana, foram realizadas abordagens sociais e atendimentos prévios nos locais, permitindo o mapeamento das necessidades da população assistida.
Os pontos de ação no Plano Piloto entre quarta e sexta-feira serão:
- SQN 306
- 411 Norte (atrás do posto de gasolina)
- Em frente ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran)
- Quadras 710/711 e 910/911
- SMI Trecho 2, atrás do Iate Clube
- Via N2, próximo à 5ª DP
- SMHN Quadra 03, perto do Hemocentro
- SHCGN Quadra 703, próximo ao Colégio Militar de Brasília
- Via W3 Norte, perto do Atacadão Assaí
- DF 004, em frente ao Deck Norte
- Via N4 Leste SGAN 601
- CLN 201, atrás do Banco do Brasil
- SGAN 607 L3 Norte
- SGAN 610 L3 Norte
- SGAN 612 L3 Norte
- Fundos da agência do BRB da 507 Norte
- Setor Bancário Sul (SBS), Quadra 1, Bloco L
- SHIGS 703/704 – Praça Galdino Jesus dos Santos