- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalCLDF aprova projeto para criar Política Distrital de Atendimento às Pessoas com...

CLDF aprova projeto para criar Política Distrital de Atendimento às Pessoas com Síndrome de Down

Proposta segue em tramitação e prevê criação de centros especializados no DF

A Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, na última terça-feira (25), o Projeto de Lei (PL) nº 2104/2021, de autoria do deputado Eduardo Pedrosa (União). A proposta estabelece diretrizes para a criação da Política Distrital de Atendimento às Pessoas com Síndrome de Down e institui um sistema de informações sobre o cuidado a essas pessoas. Além de Pedrosa, participaram da sessão os deputados Joaquim Roriz Neto (PL) e Paula Belmonte (Cidadania).

A Síndrome de Down (SD) é uma condição genética causada pela presença de uma cópia extra do cromossomo 21. Essa alteração pode resultar em características físicas específicas, além de atrasos no desenvolvimento intelectual e motor. No entanto, com acompanhamento adequado, as pessoas com SD podem ter qualidade de vida e inserção social.

Nesse sentido, o objetivo da política é garantir a produção e análise de indicadores que auxiliem na implementação, monitoramento e avaliação da assistência prestada às pessoas com Síndrome de Down. Segundo o projeto, o atendimento deverá ocorrer preferencialmente em Centros de Referência Interdisciplinar em Síndrome de Down (CrisDown), que serão implantados nas regiões administrativas do Distrito Federal. O Poder Público ficará responsável por oferecer tratamento de qualidade e garantir um atendimento multidisciplinar aos pacientes.

O deputado Eduardo Pedrosa destacou que a elaboração do projeto contou com o apoio de especialistas na área, além de representantes de associações e pais de pessoas com Síndrome de Down. Durante a reunião da CEOF, o texto foi aprovado com três votos favoráveis e segue tramitando pelas comissões antes de chegar ao Plenário da CLDF.

Continue Lendo

Casa da Mulher Brasileira no Recanto das Emas está pronta para inauguração

A Casa da Mulher Brasileira no Recanto das Emas teve sua obra concluída e aguarda os últimos trâmites administrativos para ser entregue à população....

Porte de arma para policiais penais do DF é regulamentado

A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF) publicou a Portaria nº 55, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (25),...

Comentários

Últimas notícias