- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalCâmara Legislativa avança com projeto para combater violência digital nas escolas do...

Câmara Legislativa avança com projeto para combater violência digital nas escolas do DF

Proposta da deputada Dayse Amarilio destaca os riscos da inteligência artificial e propõe ações preventivas no ambiente escolar.

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou o Projeto de Lei nº 812/2023, que tem como objetivo conscientizar estudantes, educadores e a comunidade escolar sobre os perigos da violência digital — especialmente aquela facilitada pelo uso de inteligência artificial. De autoria da deputada Dayse Amarilio (PSB), a proposta segue em tramitação nas demais comissões da Casa.

O projeto propõe a inclusão transversal do tema nos currículos escolares e nos projetos político-pedagógicos das instituições de ensino, visando estimular a reflexão crítica e a construção de estratégias coletivas de enfrentamento à violência virtual. Um dos focos centrais da proposta é identificar e prevenir casos de violência digital contra meninas e mulheres, que têm se tornado alvos recorrentes de montagens realistas produzidas por inteligência artificial a partir de imagens reais.

“Tem sido comum em todo o país o uso de inteligência artificial para criar montagens com base em arquivos de imagens reais, tornando essas montagens tão realistas a ponto de se achar que tais imagens sejam verdadeiras. Isso, por si só, já é muito grave. No entanto, quando tais montagens envolvem imagens íntimas, inclusive de crianças e adolescentes, a situação se torna ainda mais preocupante”, alerta Dayse Amarilio na justificativa do projeto.

Além de combater esse tipo de exposição, o PL nº 812/2023 também busca contribuir para o enfrentamento ao ciberbullying e outras formas de agressão no ambiente virtual. A iniciativa aposta na educação como ferramenta essencial para formar uma geração mais consciente e preparada para lidar com os desafios do mundo digital.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias