A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) retomou a licitação para a construção do Hospital Regional de São Sebastião (HSS), marco importante para o avanço da saúde pública no Distrito Federal. O edital, publicado no Diário Oficial do DF, prevê a contratação de empresa ou consórcio responsável pela elaboração dos projetos básico e executivo de arquitetura e engenharia, além da obtenção das licenças necessárias e execução da obra.
Com capacidade para 100 leitos, o novo hospital será construído na AE 05, Área Especial do Alto Mangueiral. A obra foi amplamente anunciada pelo governador Ibaneis Rocha e agora entra em fase concreta de execução.
“Hoje damos um passo fundamental para fortalecer o atendimento em saúde da região de São Sebastião. A retomada da licitação para construção desse hospital marca o início de um projeto que vai transformar o acesso à saúde para milhares de famílias”, afirmou o subsecretário de Infraestrutura em Saúde da Secretaria de Saúde (SES-DF), Leonídio Pinto Neto.
O edital, inicialmente publicado em 2024, passou por revisão no Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) e foi liberado novamente para concorrência pública. A nova licitação está marcada para o dia 5 de agosto de 2025. Empresas interessadas podem acessar o edital completo e os anexos nos sites www.novacap.df.gov.br e www.gov.br/compras.
Estrutura moderna e sustentável
Dos 100 leitos previstos, 60 serão destinados à clínica médica adulta, 30 ao atendimento infantil e 10 comporão uma UTI pediátrica. O centro cirúrgico será equipado com salas modernas, laboratório de apoio, diagnóstico por imagem e ambulatórios com consultórios.
A construção do HSS também seguirá padrões sustentáveis: o projeto inclui sistema de captação de água para irrigação, uso de energia solar com placas fotovoltaicas e infraestrutura com tecnologia de prevenção contra incêndios.
O investimento total estimado é de R$ 180 milhões, reforçando o compromisso do GDF com a ampliação e modernização da rede pública de saúde.