- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalAcesso à saúde e assistência cresce entre população em situação de rua...

Acesso à saúde e assistência cresce entre população em situação de rua no DF

Relatório aponta aumento no uso de UBSs, UPAs e serviços sociais; equipes do Consultório na Rua realizam mais de 26 mil atendimentos em pouco mais de um ano.

Um levantamento recente revelou avanços significativos no atendimento à população em situação de rua no Distrito Federal. A proporção de pessoas desse grupo que utilizaram unidades básicas de saúde (UBSs) saltou de 36,7% para 51,7%. O atendimento em unidades de pronto atendimento (UPAs) e hospitais também cresceu, passando de 20,7% para 36,9%.

Os dados mostram ainda que o acesso a serviços sociais também melhorou. A procura por unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que oferecem suporte em saúde mental, aumentou de 18,6% para 28,7%. Já nos Centros Pop, voltados ao apoio social, houve crescimento de 2,1% no atendimento.

“Cada atendimento registrado representa uma vida que foi acolhida, escutada e cuidada”, afirmou o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha. “Esses avanços mostram que estamos no caminho certo ao levar saúde, alimentação e dignidade a quem mais precisa”.

Consultório na Rua amplia alcance e garante continuidade no atendimento

Entre os principais responsáveis por esse avanço está o programa Consultório na Rua, que realizou mais de 10 mil atendimentos em 2024 e cerca de 16,5 mil entre o ano passado e março deste ano. Com equipes atuando em todas as regiões do DF, o trabalho segue em expansão. “Está no nosso planejamento continuar ampliando o número de profissionais que atuam nesses grupos”, declarou Afonso Abreu Mendes Junior, diretor das Áreas Estratégicas da Atenção Primária.

Para Mendes Junior, o reforço das equipes foi essencial para garantir o acesso aos serviços de saúde: “Além das equipes da Estratégia em Saúde da Família, esse novo dispositivo veio como um reforço essencial”.

As equipes do Consultório na Rua atuam com base em uma nota técnica que orienta os procedimentos e também participaram de um curso voltado a gestores e profissionais de todo o DF. “A pessoa em situação de rua é usuária do SUS como eu, como você. Ela precisa – e deve – ser atendida”, reforçou o gestor.

Atendimento multiprofissional e acompanhamento constante

A médica de família Samanta Hosokawa explica que os atendimentos são realizados por equipes multiprofissionais compostas por enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, assistentes sociais e psicólogos. “Oferecemos testagens rápidas para ISTs, teste de gravidez, vacinas, medicamentos e encaminhamentos para a atenção secundária via Sisreg”, detalha.

Ela destaca também o acompanhamento contínuo, mesmo com dificuldades como a ausência de telefone. “Ficamos atentos ao sistema e, quando sai a vaga, voltamos até eles para garantir que o atendimento aconteça”, afirma.

Acolhimento transforma vidas

Ronaldo Nascimento, de 50 anos, vive nas ruas desde 2006 e foi internado com apoio da Secretaria de Saúde para tratar tuberculose. “Foi o melhor atendimento que já recebi, até melhor que em hospital. Me trataram superbem. Agora estou em busca de tratamento para dependência química”, relatou.

Outro beneficiado, Alexandre Soares, de 51 anos, também elogia o serviço: “Se não fossem eles, ir para um posto de saúde seria bem mais complicado. Aqui sou atendido com carinho e muito mais rápido”.

Resultados concretos na saúde e na assistência

O aumento do acesso aos serviços teve reflexos positivos na saúde da população em situação de rua. Houve redução de 9,1% nos relatos de ansiedade e depressão, que agora somam 28,6% das queixas. Problemas de saúde bucal caíram 27,6%, e dores crônicas, 19,8%.

Na área da assistência alimentar, a oferta de refeições gratuitas em restaurantes comunitários cresceu expressivamente: o acesso passou de 35,6% em 2022 para 54,7% em 2025. Somente entre janeiro de 2024 e março deste ano, foram servidas 1.607.493 refeições.

Continue Lendo

Museu de Arte de Brasília recebe estudantes para oficina de geometria inspirada em Athos Bulcão

Nesta segunda-feira (19), o Museu de Arte de Brasília (MAB) abriu suas portas para receber 60 estudantes do 9º ano do Centro de Ensino...

Câmara Legislativa celebra os 216 anos da Polícia Militar do DF em sessão solene

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou, nesta quinta-feira (15), uma sessão solene em comemoração aos 216 anos de fundação da Polícia Militar...

Educação Integral Chega ao Campo com Ampliação Histórica de Escola no Paranoá

A comunidade rural do Paranoá e regiões vizinhas vive um marco para a educação pública local. Nesta sexta-feira (16), o Centro Educacional PAD-DF (CED...

Câmara Legislativa aprova criação do IPTU Social para isentar famílias de baixa renda

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta quarta-feira (14), o Projeto de Lei nº 510/2023, que...

Campanha de vacinação contra a gripe é ampliada para toda a população do DF

A partir da próxima segunda-feira (19), toda a população do Distrito Federal com mais de seis meses de idade poderá se vacinar contra a...

Comentários

Últimas notícias