Nesta segunda-feira (19), o Museu de Arte de Brasília (MAB) abriu suas portas para receber 60 estudantes do 9º ano do Centro de Ensino Fundamental 14 de Ceilândia, em uma oficina de geometria baseada nas obras do artista Athos Bulcão. A ação faz parte do projeto MAB Educativo, apoiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF), com o objetivo de conectar escolas públicas ao universo artístico e cultural do DF.
A atividade integra a proposta pedagógica do museu, que busca incentivar a reflexão sobre identidade, memória e pertencimento. A mediadora Briza Mantzos destaca a importância de inserir jovens em ambientes culturais que muitas vezes lhes parecem distantes. “É importante mostrar que esse lugar também é deles. O MAB reabriu recentemente, ainda é pouco conhecido, mas carrega a história, o design e a cultura de Brasília. Os estudantes precisam se reconhecer nesse espaço”, afirmou.
Na oficina de geometria, os alunos são convidados a pensar sobre sua própria identidade e gostos a partir da pergunta: “Se você tivesse um museu, o que gostaria que as pessoas vissem sobre você?”. A proposta é que, além de compreenderem os conceitos artísticos, os jovens desenvolvam uma autorreflexão sobre o que valorizam e consomem em seu cotidiano.
Para a aluna Alice Monteiro, de 14 anos, a atividade prática contribuiu para a aprendizagem de forma mais completa. “Não dá pra aprender só com teoria. Quando a gente coloca a mão na massa, entende melhor. E mesmo quando erra, pode tentar de novo”, disse. Já o estudante Yure de Oliveira, também de 14 anos, destacou a oportunidade de vivenciar algo diferente. “É uma chance de conhecer a cultura, sair da sala de aula e ampliar o conhecimento”, afirmou.
O vice-diretor do CEF 14, Tallysson Heron, ressaltou que vivências como essa reforçam o aprendizado escolar e a formação pessoal. “Ao sair dos muros da escola, os estudantes conectam teoria e prática, ampliando o desenvolvimento cognitivo e social. É uma ação essencial para a educação pública do DF, pois promove senso crítico e valorização da cultura local.”
Acessibilidade e inclusão
O MAB Educativo atende desde a educação infantil até o ensino médio, incluindo turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e pessoas com deficiência. As visitas ocorrem em duas etapas: sensibilização nas galerias e oficinas práticas no laboratório educativo. Todas as atividades são adaptadas conforme a faixa etária e necessidades do público, com recursos como Libras e material em braile.
Como participar
As mediações com escolas acontecem de segunda a sexta-feira em três turnos: 10h às 11h30, 14h às 15h30 e 16h às 17h30. O agendamento é feito pelo site oficial do museu, que também disponibiliza a programação cultural completa. Nos finais de semana, as oficinas são abertas ao público, sem necessidade de agendamento prévio.
Programação de oficinas escolares:
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1º ao 5º ano: Universo Criativo de Francisco Galeno
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6º ao 9º ano: Geometria com Athos Bulcão
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Ensino Médio: Oficina de Curadoria
Fim de semana – destaques:
Sábados (24 e 31 de maio)
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10h30 – Contação de histórias para bebês (18 meses a 3 anos)
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14h – Oficina de Bordado sobre Cianotipias
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15h – Visita Mediada ao Acervo
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16h30 – Oficina de Arte e Tecnologia: Esculturas Eletromagnéticas (a partir de 6 anos)
Domingos (11 e 25 de maio e 1º de junho)
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10h30 – Teatro de Sombras (a partir de 4 anos)
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15h – Visita mediada à exposição Brasília Photo Show com jogos
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16h30 – Oficina Tecedores de Tecnologias (a partir de 8 anos)
Com iniciativas como essa, o Museu de Arte de Brasília reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à arte e à cultura, promovendo experiências educativas que unem criatividade, inclusão e pertencimento.