Nesta terça-feira (3), o mundo celebra o Dia Mundial da Bicicleta, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar sobre os benefícios sociais, ambientais e de saúde promovidos pelo uso da bicicleta como meio de transporte e lazer.
No Distrito Federal, a bicicleta tem ganhado cada vez mais espaço na política pública de mobilidade urbana. Por meio da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), o Governo do Distrito Federal (GDF) intensificou as ações em prol da mobilidade ativa com o lançamento, em 2024, do Programa Vai de Bike.
A iniciativa prevê a construção de mais de 3 mil quilômetros de infraestrutura cicloviária, a instalação de mil conjuntos de paraciclos e a reforma de 400 km de ciclovias já existentes. O foco é melhorar as conexões entre as ciclovias e integrar a malha cicloviária com outros modais de transporte.
“Nosso objetivo é tornar essas vias um instrumento de conexão entre as cidades e outros meios de transporte. Isso mostra que o GDF não pensa só nos carros, mas tem, também, um olhar cuidadoso para aqueles que se transportam por outros meios, inclusive as bikes”, afirma o secretário da Semob-DF, Zeno Gonçalves.
Expansão em números
Atualmente, o Distrito Federal conta com uma malha cicloviária de 712,81 km. Desses, 493,5 km são ciclovias, 75,4 km de ciclofaixas, 57 km de calçadas compartilhadas, 9 km de ciclorrotas, 74 km de infraestrutura em parques e 3 km em zonas 30. A infraestrutura está presente em 31 regiões administrativas (RAs).
Cerca de 70 km de novas ciclovias estão em construção, e a Semob, em parceria com as administrações regionais, já mapeou mais de 300 pontos que precisam de manutenção e melhorias. A recuperação da malha atual deve começar em breve, com o apoio de outros órgãos do GDF.
Estacionamento e infraestrutura
Uma das metas importantes do Programa Vai de Bike é facilitar o estacionamento de bicicletas. Em fevereiro, foi lançada uma licitação para instalação de mil conjuntos de paraciclos, cada um com três unidades, a serem distribuídos em áreas públicas do DF. O investimento previsto é de R$ 2.737.666,78.
Os locais de instalação estão sendo definidos com base nas demandas das administrações regionais e da população, priorizando pontos de grande circulação ou atratividade e garantindo fácil identificação para o estacionamento organizado das bikes.
Sistema de bicicletas compartilhadas
Desde 2021, o DF conta com um sistema de bicicletas compartilhadas, que integra o transporte público à mobilidade ativa. Operado pela empresa Tembici, o serviço disponibiliza 530 bicicletas em 70 estações, e já contabiliza 894.245 viagens realizadas.
As estações mais movimentadas estão localizadas no Parque da Cidade, próximo ao Setor de Rádio e TV Sul, na Funarte e na Estação 108 Sul do Metrô, indicando a boa aceitação do serviço entre usuários do transporte público.