O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou um investimento de R$ 12 milhões para ampliar e modernizar a infraestrutura elétrica da região da 26 de Setembro. A segunda etapa da regularização do fornecimento de energia foi lançada nesta quinta-feira (25) pela governadora Celina Leão, em parceria com a Neoenergia Brasília, concessionária responsável pelo serviço.
A iniciativa beneficiará mais de 6 mil unidades consumidoras localizadas entre as ruas 2 e 6 da região, por meio da substituição de ligações clandestinas por uma rede elétrica regularizada e dimensionada para atender ao crescimento da comunidade.
As obras incluem a instalação de aproximadamente mil postes, cerca de 200 transformadores, novos cabos de distribuição, medidores individuais e o cadastramento dos moradores junto à distribuidora. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em cerca de seis meses, entre junho e dezembro.
Com a regularização, os moradores passarão a contar com fornecimento oficial de energia elétrica, medição individualizada e cobrança de acordo com o consumo real. A expectativa é que mais de 25 mil pessoas sejam beneficiadas pela intervenção, que também deixará a infraestrutura preparada para futuras ligações de residências, comércios e pequenas indústrias.
Segundo a Neoenergia Brasília, além de melhorar a qualidade e a segurança do fornecimento, a regularização permitirá que as famílias tenham comprovante de residência, documento que facilita o acesso a diversos serviços e amplia a inclusão social da população.
Moradores da região comemoram a iniciativa. A servidora pública Noemi Ornelas relata que as frequentes quedas de energia já provocaram prejuízos com a perda de alimentos e esperam que a nova rede traga mais estabilidade ao abastecimento. Já o corretor de imóveis Marcelo Soares destaca que a modernização reduzirá problemas como a queima de eletrodomésticos e contribuirá para melhorar a iluminação pública e a segurança da comunidade.
A nova etapa dá continuidade ao processo iniciado em 2025, quando o GDF investiu R$ 2,2 milhões na regularização do Trecho 1 da 26 de Setembro, beneficiando mais de 1,8 mil famílias. A ação faz parte do programa Energia Cidadã, desenvolvido pela Neoenergia em parceria com o programa Energia Legal, do GDF.
Nos últimos cinco anos, a iniciativa já levou energia regularizada para mais de 52 mil famílias do Distrito Federal, beneficiando cerca de 156 mil pessoas. A meta é ampliar o atendimento para outras 40 mil famílias até 2029.
Durante o anúncio, a governadora também destacou o avanço do processo de criação da região administrativa da 26 de Setembro. Segundo ela, o projeto de regularização fundiária e os investimentos em infraestrutura, como pavimentação, unidade básica de saúde e agora a ampliação da rede elétrica, fazem parte das ações voltadas à consolidação da nova cidade.



