- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalJustiçaFlávio Dino afirma que Ibaneis pode ter sido enganado sobre os atos...

Flávio Dino afirma que Ibaneis pode ter sido enganado sobre os atos criminosos de Brasília

Os atos antidemocráticos que aconteceram na tarde de ontem (08), na capital federal, são reflexos de um radicalismo que trouxe vândalos de todo o país.

Há mais de 40 dias grupos são mobilizados de forma expansiva em vários Estados da federação devido a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O Partido Liberal, de Valdemar da Costa Neto e do presidente derrotado Jair Bolsonaro, alimentou a ideia que as eleições haviam sido fraudadas quando pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a revisão da apuração das urnas eletrônicas.

Durante todo esse período pós eleição as manifestações eram pacíficas na frente de vários QGs e unidades do Exército brasileiro.

O ato de posse do novo presidente do Brasil, ocorrido no 1º dia do ano, foi tranquilo e contou com a atuação de um sistema que garantiu um dos mais belos e importantes eventos da democracia brasileira.

Ibaneis foi elogiado pelo Ministro da Justiça, Flávio Dino, pela exemplar segurança durante o evento.

As até então manifestações pacíficas começaram a tomar outro rumo, após a invasão do prédio da Polícia Federal que aconteceu depois do ato de posse de Lula.

Na sequência um achado de bomba implantado no Aeroporto Juscelino Kubitschek, pode ter sido o primeiro sinal de uma tragédia anunciada.

Há relatos que o governador Ibaneis Rocha (MDB) trocava informações com o ministro da Justiça sobre os ônibus que chegavam à Brasília carregados de manifestantes.

Ibaneis foi tranquilizado pelo seu próprio secretário de segurança em exercício, delegado da Polícia Federal e ex- Coordenador-Geral de Operações Integradas do Ministério da Justiça, Fernando de Sousa Oliveira.

Conforme áudio liberado pelo RADAR DF, Fernando enfatizou ao governador de que tudo estava na mais perfeita ordem e que se tratava de uma manifestação “pacifica e ordeira”, sobre o controle da PM.

Confira:

Do outro lado, o Ministro Flávio Dino também foi tranquilizado pela inteligência das forças federais que tudo estava tranquilo, sob o controle da Força Nacional, apesar de uma multidão avançar sobre a Esplanada dos Ministérios, guarnecida por poucos militares.

“Provavelmente foi iludido, foi enganado, essa apuração de responsabilidade será feita” – disse Dino sobre IBANEIS, em coletiva de imprensa convocada após os atos radicais.

Até agora não se sabe, ao certo, se a falha foi por falta de troca de informações entre órgãos de segurança como PF e PCDF, ou se foi um ato de pura negligência sinérgica.

Por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, Ibaneis foi afastado do cargo por 90 dias para prezar a segurança das investigações.

Porém o próprio presidente Lula e o ministro Flávio Dino em suas falas isentam Ibaneis de tal orquestração.

 

 

 

Redação
Redaçãohttps://dfpost.com.br
Saiba tudo o que acontece no Distrito Federal, no Brasil e no mundo.

Continue Lendo

Governo do Distrito Federal destina R$ 300 milhões para o pagamento de precatórios do TJDFT

A Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF) deu início, nesta segunda-feira (31/3), à 16ª rodada de pagamentos de precatórios emitidos exclusivamente pelo Tribunal de Justiça...

Nova diretoria da ABBP para o biênio 2025/2026 toma posse na próxima quarta (12) na Câmara Legislativa do DF

A Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP) realiza na próxima quarta-feira (12/3), às 19h30, a cerimônia de posse da nova Diretoria Executiva e...

CLDF realiza sessão solene em homenagem aos 10 anos da ABBP

Na próxima segunda-feira (2/12), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), por iniciativa do deputado Roosevelt Vilela, do PL, realiza uma sessão solene em...

Cleber Lopes propõe anuidade grátis para novos advogados da OAB em sua gestão

Cleber Lopes, candidato à presidência da OAB/DF pela chapa verde, anunciou uma proposta que promete transformar a realidade de advogados em início de carreira:...

Eleições OAB/DF: Renúncia de Ouvidor-Geral Samuel Suaid causa crise no grupo de Poli

A renúncia de Samuel Suaid ao cargo de Ouvidor-Geral da OAB/DF, na última sexta-feira (08/11), provocou uma crise interna sem precedentes no grupo que...

Comentários

Últimas notícias