Aconteceu nesta quarta-feira (4) a reunião de alinhamento entre o governador Ibaneis Rocha e os administradores regionais. Durante as duas horas de encontro, o governante ouviu as demandas dos gestores de cada cidade e expôs as propostas do governo para os próximos quatro anos.
Entre as prioridades das propostas, Ibaneis colocou a repaginação das cidades (com construção de novas calçadas e meios-fios), o recapeamento asfáltico, a regularização de terras, as obras viárias, a criação de novos equipamentos públicos e a ampliação dos atendimentos nos restaurantes comunitários e do programa RenovaDF.
“Nós temos um projeto de remodelar todas as cidades. Cuidar da parte do asfalto que está muito deteriorada em várias delas, principalmente por conta desse prolongado tempo de chuvas”, destacou o governador. “Já temos um levantamento de tudo que é necessário para cada uma das principais obras que precisam ser realizadas em cada uma das cidades. Agora, vamos lançar mão no trabalho. Vejo um grupo bastante unido e tenho certeza que vamos dar muito resultado para a população do Distrito Federal”, acrescentou
Além disso, anunciou que a partir do dia 12, Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol irão receber equipamentos para ações emergenciais devido aos estragos das chuvas. Os trabalhos envolvem recapeamento e limpeza de esgoto e bueiros. “Já está sendo cuidado. Estou liberando R$ 8 milhões para o reforço do maquinário”.
Na terça-feira (10), será lançado o programa Drenar-DF, que tem como objetivo resolver os problemas de alagamento da Asa Norte. Ainda, haverá um projeto de reformulação dos setores hoteleiros norte e sul e da W3 norte, assim, será resolvido o problema de capitação de águas pluviais.
Equipamentos públicos
O programa RenovaDF da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que visa a melhoria das cidades na qual prendizes fazem a recuperação de equipamentos públicos, como parques e quadras esportivas, passará por todas as cidades, em um período de 30 a 40 dias, com a participação de 3 mil pessoas.
Com relação as obras, serão construídos hospitais (Guará, São Sebastião, Recanto das Emas e Gama), unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), viadutos (Paranoá, Gama, Jardim Botânico e Planaltina), restaurantes comunitários e escolas, como da Candangolândia.
No caso dos restaurantes comunitários, o objetivo é ampliar os sereviços, por exemplo, nas unidades que não possuem café da manhã, a ideia é que passe a ter. Além de incluir o jantar e a abertura aos domingos.
Por fim, foi anunciada a criação de oito novas sedes de administrações regionais. Já em relação às novas RAs, Arapoanga e Água Quente, o governador explicou que os administradores serão divulgados apenas em fevereiro.
“A previsão de indicação desses nomes está para fevereiro. Precisamos estruturar, como o local da administração de Arapoanga. No caso de Água Quente, nós estamos desapropriando uma área para instalação de equipamentos públicos. Precisamos que haja uma estrutura mínima para começar o trabalho nessas duas cidades, que são importantes e cresceram muito”, revelou.