Foi lançada, nessa segunda-feira (4), a campanha nacional de vacinação contra a gripe e o sarampo. O evento ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 da Asa Norte. As informações sobre as etapas, locais e calendários de vacinação estão presentes no site da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
Presente nessa solenidade, o atual secretário de saúde do DF, general Manoel Pafiadache, ressaltou que a meta de imunização é de 90% do público-alvo contra a gripe, que é causada pelo vírus influenza.
Para atingir esse objetivo, o secretário de saúde afirmou que, caso seja necessário, serão promovidas campanhas de imunização fora das unidades de saúde do Distrito Federal. “Se precisar de ações fora dos nossos hospitais e UBSs, em rodoviárias, aeroportos e afins, vamos fazer”, assegurou o gestor.
Outra autoridade presente no evento foi o ministro da saúde Marcelo Queiroga, que incentivou as campanhas de imunização em geral e ressaltou que vacinar a população é responsabilidade do Estado. “Já pagamos um preço muito alto no passado, quando pessoas morreram por doenças absolutamente evitáveis por campanhas de vacinação eficientes”, citou o ministro.
Após seu pronunciamento, Queiroga vacinou cinco moradores do DF contra a gripe. Também participaram do lançamento da campanha a representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) no Brasil, Socorro Gross; o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do ministério, Hélio Angotti Neto; o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros; e o secretário executivo do ministério, Rodrigo Cruz.