Na manhã desta quarta-feira (19), o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal deu início à lacração das urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das Eleições 2022.O procedimento acontece até o dia 26 de outubro e consiste na instalação das mídias geradas e aposição de lacres assinados por juízes que atestam a integridade dos equipamentos.
Com o objetivo de garantir a transparência, o ato é público e são convocados para a cerimônia o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), partidos político, federações e coligações. O ato é presidido pelos (as) Juízes (as) Eleitorais, auxiliados (as) pelos (as) servidores (as) dos Cartórios e contam com o apoio dos (as) servidores (as) da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação e também dos (as) auxiliares das eleições.
No discurso de abertura, o Presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati, explicou que, após a lacração, as urnas serão colocadas, na quinta-feira (27) nos 41 caminhões contratados pelo TRE-DF e, na sexta-feira (28), serão distribuídas nos 610 locais de votação.
O dirigente máximo elencou as providências tomadas pela Corte a fim de reduzir o tempo de espera nas filas: “O TRE-DF está orientando os mesários a serem mais ágeis. Está pedindo que sejam atendidos dois eleitores por vez. Por exemplo: enquanto um eleitor estiver votando, que o outro da fila já seja chamado para se preparar para votar.” E acrescentou: “A Justiça Eleitoral está pedindo um maior espaçamento entre uma seção e outra. Os mesários não poderão instalar uma seção do lado da outra para evitar aglomeração no local.”
Em relação às recomendações aos eleitores, Belinati destacou: “A Justiça Eleitoral solicita que flexibilizem seu horário e evitem horários de pico entre 10 e 11h e entre 16 e 17 horas, para evitar filas.” O presidente ainda reforçou que as manifestações devem ser silenciosas, “não podendo aglomeração, nem boca de urna, que caracteriza crime eleitoral.”
Acerca do transporte de eleitores, Belinati reforçou que o Tribunal conseguiu transporte gratuito para as zonas rurais e que encaminhará um Ofício ao Governador Ibaneis Rocha, solicitando transporte gratuito para todos os eleitores do Distrito Federal.
Em relação às eleições no exterior, o Presidente destacou que o TRE-DF organiza a votação para 697 mil brasileiros em 102 países e que a Justiça Eleitoral enviará 95 urnas para substituir as que quebraram no primeiro turno e mais 125 urnas novas para contingência, reforçando: “Estamos fazendo um apelo ao Itamaraty para que divulgue mais as eleições no exterior para que possamos ter um comparecimento maior.”
Ao final, o Presidente conclamou os eleitores: “Nós estamos fazendo um apelo aos brasileiros que não votaram, para que compareçam nesse momento de segundo turno para escolherem o próximo Presidente da República.” Aos que não puderem ir às urnas, o presidente lembrou: “Os eleitores têm 60 dias para justificar a ausência à contar do dia da eleição, em qualquer seção eleitoral, via e-Título ou no site, no sistema Justifica.” Quem não votar e não justificar vai ter de pagar multa e sofrerá sanções.” E concluiu: “Votar significa compromisso com a pátria.”
*Com informações do Tribunal Eleitoral do Distrito Federal