Nesta sexta-feira (18), a campanha Nosso Natal 2020, idealizada pela primeira-dama Mayara Noronha Rocha, levou um pouco do espírito natalino para mais de 30 crianças e adolescentes do abrigo Nosso Lar, no Núcleo Bandeirante.
A instituição foi apadrinhada pelas secretarias de Transporte e Mobilidade e de Cultura e Economia Criativa que ofereceram um almoço e distribuíram presentes.
Em troca, ganharam muitos sorrisos e o carinho das crianças.
“Esse é um gesto que precisamos ter o ano todo, levar auxilio a essas instituições que dependem do nosso apoio para se manterem. Hoje, cada secretário trabalhou de uma forma diferente. A nossa preocupação foi alegrar o natal dessas crianças, que vivem um momento tão difícil que é o isolamento por conta da pandemia”, contou Valter Casimiro, secretário de Transporte e Mobilidade.
Também estiveram presentes representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância.
O evento contou ainda com a participação do chef de cozinha Vinícius Santana Rossignoli, especialista em alimentos do cerrado, que preparou um cardápio especial.
“Essa é a segunda vez que participo deste tipo de iniciativa e agradeço a oportunidade. Um momento de compartilhar carinho e amor. Sou muito grato por estar aqui, servindo essa criançada”, afirmou.
A campanha Nosso Natal 2020 conseguiu arrecadar 200 toneladas de alimentos que foram entregues em diversos centros de acolhimento em todo o DF.
Organização da Sociedade Civil (OSC) vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, o abrigo Nosso Lar foi uma das instituições contempladas.
A responsável pela instituição de acolhimento, Patrícia de Oliveira, explicou que, desde março, mês que marcou o início da pandemia, as doações ficaram cada vez mais escassas, o que deixou o abrigo em uma situação delicada.
“As doações diminuíram consideravelmente em 2020. Boa parte das nossas crianças chegam desnutridas e precisam de atenção e uma alimentação reforçada. Por isso, diariamente, são oferecidas cerca de seis refeições aos pequenos. Cada item arrecadado, desde alimentos até brinquedos, são muito bem aproveitados”, conta.
*Com informações da Agência Brasília e da Semob