- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalInflação de janeiro no DF é menor que a registrada em dezembro

Inflação de janeiro no DF é menor que a registrada em dezembro

A taxa na capital federal no mês passado foi de 0,33%, abaixo da observada no último mês de 2022 (0,50%).

Nesta quinta-feira (9), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Índice de Preços do Consumidor Amplo (IPCA). Esse documento revelou que a inflação no Distrito Federal em janeiro foi de 0,33%, abaixo da observada em dezembro de 2022 (0,50%) e do resultado nacional (0,53%).

Nesse sentido, o IPCA tem como objetivo medir a inflação de um conjunto de produtos e serviços comercializados no varejo, referentes ao consumo pessoal de famílias.

Dessa forma, o principal responsável pelo comportamento inflacionário do Distrito Federal desse mês foi o grupo de comunicação, com uma variação de 1,77%, em razão do aumento nos preços do combo de telefonia, internet e TV por assinatura (3,24%).

Além disso, outros seis grupos contribuíram para o resultado registrado, como foi o caso de despesas pessoais (0,67%), alimentação e bebidas (0,49%), artigos de residência (0,48%), educação (0,46%), saúde e cuidados pessoais (0,37%) e transportes (0,30%).

Por fim, apenas dois dos nove grupos de itens considerados no cálculo do IPCA apresentaram queda nos preços dos produtos e serviços, que foram: vestuário (-0,94%), com destaque para roupas masculinas (-1,67%) e infantis (-1,50%), e habitação (-0,39%), com a queda de 4,75% nos preços da energia elétrica residencial.

Para acessar o boletim na íntegra, acesse esse link.

Continue Lendo

Conheça os Canais para Denunciar Incêndios Florestais no DF

Com o crescente número de incêndios florestais na capital – só na quarta-feira (18), foram 120 ocorrências registradas e 2.493.327 metros quadrados de área...

Câmara Legislativa debate criação de Programa para Combater Queimadas

O aumento das queimadas no Distrito Federal provocou uma das maiores crises ambientais da história local. Em resposta a essa situação alarmante, o deputado...

Comentários

Últimas notícias