- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalEvolução do Desemprego na Região Metropolitana de Brasília

Evolução do Desemprego na Região Metropolitana de Brasília

Análise Comparativa das Taxas e Tendências de Emprego

Em referência ao Dia Internacional da Juventude, que é comemorado em 12 de agosto, o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) e o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) tornaram público hoje, terça-feira (29), o relatório anual intitulado “Juventude e Mercado de Trabalho”. O documento examina a participação da faixa etária entre 15 e 29 anos na economia de empregos de Brasília durante o período de 2021 a 2022.

No ano de 2022, os indivíduos jovens constituíam 27,7% da parcela da população apta para o trabalho, ou seja, aqueles com 15 anos ou mais. Esse grupo era composto por um total de 701 mil pessoas, distribuídas em três segmentos: adolescentes com idades entre 15 e 17 anos (5,1%), jovens na faixa dos 18 aos 24 anos (13,2%) e adultos jovens com idades entre 25 e 29 anos (9,4%). A presença ativa da juventude no cenário laboral era notável, correspondendo a 28,8% da população que estava empregada ou em busca de emprego.

A taxa de desemprego entre os jovens que estavam economicamente ativos, ou seja, os que estavam empregados ou procurando emprego, alcançou 29,2% no ano de 2022. Esse valor foi menor em relação ao registrado em 2021 (33,8%) e quase três vezes superior à taxa daqueles com 30 anos ou mais na mesma situação, que foi de 9,8%.

No mesmo período de 2022, os jovens correspondiam a 54,6% dos indivíduos desempregados e a 24,1% daqueles empregados no Distrito Federal. Em 2021, esses percentuais eram de 57,1% e 24,3%, respectivamente. A juventude representava 30,1% da população empregada ou buscando emprego em 2021.

O IPEDF e o Dieese também divulgaram os desfechos das pesquisas sobre Emprego e Desemprego no Distrito Federal (PED-DF) e nas Zonas Periféricas e Área Metropolitana de Brasília (PEDs AMB e PMB) para o mês de julho.

A PMB é constituída pelos doze municípios goianos contíguos ao DF (Águas Lindas, Alexânia, Cidade Ocidental, Cocalzinho, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso), enquanto a AMB engloba tanto o DF quanto a PMB.

No intervalo entre junho e julho de 2023, a taxa de desemprego no Distrito Federal registrou um declínio de 16,3% para 16,1%. Essa diminuição decorreu do aumento de três mil vagas de emprego e da redução de mil pessoas na População Economicamente Ativa (PEA), que engloba indivíduos com 14 anos ou mais, tanto empregados quanto desempregados. Em comparação com julho de 2022, a taxa de desemprego evoluiu de 15,7% para 16,1%.

Na Zona Periférica da Região Metropolitana de Brasília, a taxa de desemprego diminuiu de 18,6% para 17,8% ao longo da transição de junho para julho no presente ano. Essa queda ocorreu devido à diminuição de seis mil indivíduos na População Economicamente Ativa (PEA), visto que o número de oportunidades de emprego permaneceu inalterado durante esse intervalo. Em comparação com julho de 2022, a taxa de desemprego passou de 18,9% para 18,6%.

No âmbito da Área Metropolitana de Brasília, a taxa de desemprego decresceu de 16,9% para 16,6% entre os meses de junho e julho do corrente ano. Essa redução foi consequência do incremento de três mil postos de trabalho e da diminuição de sete mil indivíduos na População Economicamente Ativa (PEA). Em julho de 2022, a taxa de desemprego também se situava em 16,6%.

Abaixo, acesse na íntegra:

→ PED-DF de julho;
→ PED-PMB de julho;
→ PED-AMB de julho.

Continue Lendo

Colaboradores do HRSM passam por capacitação voltada para a segurança do paciente

Os profissionais de saúde do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) passam por um treinamento sobre as seis metas de segurança do paciente, promovido...

Novos contemplados pelo DF Social têm até o dia 26 para abrir a conta no BRB

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) selecionou 3.422 novas famílias para serem incluídas no programa DF Social. Essas famílias devem abrir a conta social...

Comentários

Últimas notícias