- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalComissão da Câmara Legislativa aprova proposta de tarifa zero para estudantes no...

Comissão da Câmara Legislativa aprova proposta de tarifa zero para estudantes no DF

O projeto segue para análise financeira e constitucional na Casa Legislativa.

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Câmara Legislativa aprovou, na última quarta-feira (15), a proposta que amplia o acesso dos estudantes da rede pública ao transporte público no Distrito Federal: a Tarifa Zero Estudantil. O Projeto de Lei (PL) nº 44/2023, de autoria do vice-presidente da CLDF, deputado Ricardo Vale (PT), já havia sido aprovado pela Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU). Com essa nova sinalização positiva, o projeto está mais próximo de ser votado em plenário pelos distritais.

Agora, o PL segue para análise da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) e, posteriormente, para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A Tarifa Zero Estudantil propõe acesso gratuito integral a todos os modais do transporte público para os estudantes, ampliando um direito atualmente restrito ao deslocamento escolar e atividades pedagógicas.

O autor da proposta, deputado Ricardo Vale, comemorou o avanço. “Chegamos em um momento crucial para a nossa proposta. A CEOF vai fazer os estudos de viabilidade financeira do projeto e estamos muito seguros quanto a essa etapa. Ficará demonstrado de maneira inequívoca que é possível para o GDF e não vai impactar as contas públicas. Queremos garantir o direito à cidade para os jovens e desonerar as famílias que pagam por todo deslocamento dos alunos que não é relacionado à atividade escolar. É um passo importante rumo ao Tarifa Zero universal, será a ação piloto”, defendeu Vale.

Por fim, o deputado também destacou a importância do engajamento da sociedade civil na defesa do PL e informou que seu gabinete retomará a mobilização nas escolas do DF para discutir a importância da medida com a comunidade estudantil. “Essa é uma luta que deve ser abraçada por todos, pois é o primeiro passo para a efetivação do direito de mobilidade universal. Mesmo com o subsídio governamental o cidadão paga um valor absurdo em passagens, já passou da hora de pressionarmos por uma transição no modelo de transporte público e temos conversado com a Secretaria de Mobilidade sobre o tema”, argumentou.

Continue Lendo

Câmara Legislativa debate endurecimento de penalidades por queimadas ilegais no DF

Uma proposta de autoria do deputado Rogério Morro da Cruz (PRD), em tramitação na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), visa modificar a Política...

Zoológico presta atendimento a animais atropelados e conta com equipe de suporte em áreas atingidas por queimadas

O Hospital Veterinário do Zoológico de Brasília realiza diariamente atendimentos não apenas aos animais residentes, mas também àqueles resgatados de atropelamentos, incêndios florestais e...

Comentários

Últimas notícias