A ação de acolhimento promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Casa Civil e integrada ao Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua, esteve nesta quinta-feira (24) em Taguatinga.
Durante a operação, três locais foram visitados na região administrativa, resultando no atendimento de duas pessoas em situação de rua e na remoção de três estruturas precárias. O trabalho contou com o apoio de dois caminhões de entulho, que encaminharam os materiais e itens inservíveis para as unidades do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).
As abordagens incluem a oferta de serviços nas áreas de saúde, educação e assistência social, além de orientações sobre cuidados com animais domésticos e benefícios como transporte interestadual gratuito. Também é disponibilizado um auxílio emergencial no valor de R$ 600 para pessoas sem condições de arcar com aluguel. Vagas em abrigos, programas de qualificação profissional — como o RenovaDF — e o cadastro para acesso a unidades habitacionais completam o pacote de suporte oferecido.
Participam das ações as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (SES), Educação (SEE), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), Segurança Pública (SSP), Justiça e Cidadania (Sejus) e Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), além de órgãos como Novacap, SLU, Codhab, Detran-DF, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Conselho Tutelar.
O Distrito Federal foi pioneiro ao apresentar um plano de política pública após a suspensão das abordagens a pessoas em situação de rua determinada pelo Supremo Tribunal Federal no ano passado. As ações começaram a ser implementadas após uma fase de testes em maio de 2024, com visitas na Asa Sul e em Taguatinga, onde cerca de 50 pessoas foram atendidas.
O Plano de Ação foi oficializado em 27 de maio de 2024 e, desde então, as ações ocorrem semanalmente em diferentes regiões do DF. Já foram contempladas localidades como Plano Piloto, Vila Planalto, Taguatinga Norte e Sul, Ceilândia, Águas Claras e Arniqueira.