O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) deu início ao movimento Maio Amarelo com uma operação de grande porte em Taguatinga, realizada entre a noite de quarta-feira (30/4) e a madrugada desta quinta-feira (1º/5). A ação marcou o início da campanha internacional de conscientização no trânsito e teve como foco a repressão de infrações graves e o reforço da segurança viária.
Com três pontos de bloqueio instalados em áreas estratégicas da cidade, a operação mobilizou 37 agentes de trânsito, 17 viaturas, cinco guinchos e contou com o apoio de uma aeronave da Unidade de Operação Aérea (Uopa), da Gerência de Controle Operacional (Gercop) e da Polícia Militar do DF (PMDF).
Durante a fiscalização, foram realizadas 505 abordagens com aplicação de testes de etilômetro em todos os condutores. O resultado foi preocupante: 71 motoristas foram autuados por dirigir sob efeito de álcool. Além disso, sete condutores inabilitados, cinco com a Carteira Nacional de Habilitação vencida e um com o direito de dirigir suspenso também foram flagrados. A operação registrou ainda oito escapamentos adulterados, 30 infrações diversas e 20 veículos removidos ao depósito.
O diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, destacou a importância da ação: “Estamos iniciando o Maio Amarelo com uma operação robusta, voltada à promoção da segurança viária em sua totalidade. A presença ostensiva nas ruas é fundamental para proteger vidas e conscientizar os condutores sobre a responsabilidade no trânsito”.
Essa foi a primeira de uma série de operações programadas para o mês de maio, quando o Detran-DF intensificará suas ações educativas e de fiscalização em diferentes regiões do Distrito Federal, com o objetivo de reduzir o número de acidentes, feridos e mortes nas vias.