As inscrições para o programa Educador Social Voluntário (ESV) foram prorrogadas até domingo (25). O prazo, que terminaria nesta segunda-feira (19), foi estendido em razão de uma instabilidade no sistema, gerada em razão do grande número de acessos por parte de interessados.
Ao todo, são 4.482 vagas e mais 314 de cadastro reserva nas 14 regionais de ensino. A inscrição segue exclusivamente on-line. Podem participar pessoas maiores de 18 anos, de diversos níveis de escolaridade e/ou de experiência, conforme previsto na portaria que regulamenta o programa para 2021.
A seleção será por meio de análise de currículo, feita por comissões avaliadoras, compostas nas próprias unidades escolares beneficiadas pelo programa. Neste link é possível saber o quantitativo de vagas por unidade escolar.
No ato da inscrição, o candidato deverá escolher uma regional de ensino para atuação e indicar quatro unidades escolares na mesma regional. Deverá, ainda, encaminhar ao e-mail da unidade cópia digitalizada dos seguintes documentos: identificação oficial com foto (RG, carteira de motorista ou passaporte), certidões negativas criminais da Justiça Federal e da Justiça do DF, certidão negativa da Justiça Eleitoral e comprovantes de residência, de escolaridade e de experiência.
Atividades
Os educadores sociais voluntários vão atuar presencialmente, nos dias letivos e naqueles para reposição de aulas. Receberão R$ 30 por dia de atuação presencial, para cobrir as despesas com alimentação e transporte. O tempo diário de voluntariado será de quatro horas, mas eles poderão atuar em dois turnos ou em duas escolas, recebendo, assim, o ressarcimento em dobro. O pagamento será feito pela regional de ensino, com recursos do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf).
Compõem as atribuições dos educadores sociais voluntários prestar suporte à educação integral, à educação infantil, ao ensino especial, à Escola Meninos e Meninas do Parque, à Escola do Parque da Cidade e aos estudantes indígenas matriculados nas unidades da rede pública.
Todo o trabalho é supervisionado por professores e/ou pelas equipes gestoras, a depender do atendimento prestado pela unidade. As tarefas desempenhadas são relacionadas ao dia a dia da escola, como auxiliar em atividades pedagógicas, esportivas e culturais. No ensino especial, eles apoiam os estudantes nos horários de recreação e de refeição.
Confira, abaixo, o cronograma da seleção.
- 17 a 25/7
Inscrição: deverá ser realizada, exclusivamente, pelo site www.educadorsocial.se.df.gov.br. - 17 a 25/7
Envio da documentação: exclusivamente pelo e-mail da unidade escolar escolhida pelo interessado. - 17 a 26/7
Análise curricular: será feita nas unidades escolares (de forma on-line, pela comissão avaliadora). - 27/7
Divulgação do resultado parcial do processo seletivo, no mural da unidade escolar, após as 17h, e nos canais de comunicação on-line usados pela comunidade escolar. - 28/7
Recebimento da interposição de recursos, pelo e-mail institucional da unidade escolar. - 29/7
Análise dos recursos pelas unidades escolares. - 30/7
Divulgação do resultado final do processo seletivo, nas unidades escolares, com a lista de classificação dos candidatos, após as 12h, e divulgação nos canais de comunicação on-line. A unidade escolar encaminhará à Coordenação Regional de Ensino (CRE) planilha com o resultado final, contendo nome, CPF, pontuação e classificação do candidato. - 2 e 3/8
Assinatura do termo de compromisso na coordenação regional de ensino (cronograma a ser disponibilizado pela própria CRE).
*Com informações da Secretaria de Educação