- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalRenova DF monta força tarefa para a limpeza e pintura das paredes...

Renova DF monta força tarefa para a limpeza e pintura das paredes do viaduto Buraco do Tatu

A equipe, composta por 300 alunos do programa, está trabalhando no local de manhã, de tarde e de noite.

Cerca de 300 alunos do Programa Renova DF compõem uma força tarefa para pintura e limpeza das paredes do viaduto Buraco do Tatu, próximo à Rodoviária do Plano Piloto. As atividades tiveram início no dia 19 de setembro e devem ser finalizadas até a segunda quinzena de novembro.

O Renova DF é um programa de incentivo à capacitação profissional, lançado em julho de 2020. Os cursos, na área de construção civil, são aplicados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF). Vale destacar que 7.146 pessoas foram capacitadas nos primeiros cinco ciclos de formação, resultando na reforma de 800 equipamentos públicos. E estima-se que mais de 1.900 pessoas devem ser formadas até o fim do próximo ciclo, que está em andamento.

Durante a realização dos cursos, os estudantes recebem uniforme, remuneração no valor de um salário-mínimo, alimentação e vale-transporte.

“Grandes empresas do ramo da construção civil estão disponibilizando cada vez mais oportunidades e priorizando os alunos do programa. Além disso, o Setorial de Captação de Vagas da Subsecretaria de Atendimento ao Trabalhador e Empregador (Sate) tem desenvolvido tratativas cada dia mais assertivas quanto à inserção desses alunos no mercado”, aponta a subsecretária de Qualificação Profissional, Lucimar Pinheiro de Deus.

Desse modo, para a reforma do viaduto Buraco do Tatu, os 300 estudantes do Renova DF se dividiram em três turnos para execução das tarefas: de manhã, de tarde e de noite.

Nas palavras de Emerson Santos, que é instrutor líder do Renova DF: “A última vez que os paredões foram pintados foi em 2013. Então, estamos fazendo um novo procedimento, lixando, passando a água com hidropressão para tirar o máximo de sujeira possível, fuligem de CO2, tudo o que pode ter acumulado, para depois fazer uma pintura completa”.

Além disso, de acordo com Julyanne Alves Oliveira, que é instrutora do programa, caso algum azulejo apresente avarias – como infiltração e rachaduras – ou tenha se descolado, são acionados os órgãos responsáveis pela restauração da área. “Nós tentamos resolver da melhor forma possível, mas quando algum azulejo está com patologias nós chamamos a Novacap e o Iphan para um trabalho mais técnico”, afirma.

No mais, cabe mencionar a atenção especial dada à segurança dos alunos durante a realização das atividades. “Todos usam máscara, luva, óculos, protetor auricular, bota e calça. Não aceitamos alunos sem o uniforme por causa do cuidado com a integridade física deles mesmos”, explica Julyanne.

Por fim, após a conclusão da limpeza e pintura das paredes do Buraco do Tatu, a força-tarefa do Renova DF vai se dedicar na pintura dos guarda-corpos e da parte debaixo do viaduto. Nas palavras da instrutora do programa: “Eles são capacitados na parte teórica e prática. Ensinamos como diluir a tinta, usar o material, se vestir, a questão do cinto de segurança ao trabalhar com altura. No final, eles fazem tudo e nós auxiliamos de perto”.

Continue Lendo

Câmara Legislativa debate políticas públicas para pacientes com lúpus em simpósio especial

Em alusão ao Dia Mundial do Lúpus, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promoveu, nesta segunda-feira (5), um simpósio voltado a pacientes, familiares,...

Novo Centro de Referência da Mulher é inaugurado no Recanto das Emas para combater violência e promover autonomia

A partir desta terça-feira (6), o Recanto das Emas conta com um novo aliado no enfrentamento à violência de gênero: o Centro de Referência...

Hospital de Taguatinga se destaca no uso racional de medicamentos e na humanização do tratamento

A utilização incorreta de medicamentos pode gerar riscos graves à saúde. Para reforçar a importância do uso consciente, o Brasil celebra nesta segunda-feira (5)...

ABBP emite nota de repúdio à CPI proposta por Reginaldo Veras sobre suposta “roubalheira dos aposentados”

A criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias de fraudes envolvendo aposentados no Distrito Federal gerou reação imediata da Associação...

Programa de Educação Precoce garante atendimento especializado para crianças com dificuldades no desenvolvimento

A notícia de que estava grávida de gêmeas siamesas unidas pela cabeça abalou profundamente a farmacêutica Camilla Vieira, então com 23 anos. Os desafios...

Comentários

Últimas notícias