A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) elaborou um Protocolo de Ações Integradas (PAI) para a posse de deputados e senadores e a eleição das mesas diretoras das duas casas legislativas, marcadas para esta quarta-feira (1º). Além disso, o documento também prevê ações direcionadas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A partir de reuniões de alinhamento e levantamentos de inteligência, o PAI foi constituído com a colaboração de órgãos federais e locais, contemplando diversas ações coordenadas de segurança. O objetivo da pasta é manter a ordem pública e garantir a segurança dos participantes, dos edifícios públicos e das autoridades presentes nos eventos.
Dessa forma, nos próximos dois dias haverá reforço do policiamento – com empenho de tropas especializadas e aumento dos efetivos nas delegacias – e intervenções no trânsito em toda região central de Brasília. Assim, apenas servidores, autoridades e convidados poderão acessar o espaço, com controle de credenciais feito por servidores dos órgãos responsáveis. No mais, equipes de atendimentos de emergência e combate a incêndios atuarão no local.
Em relação ao monitoramento, as forças de segurança do Distrito Federal farão uso de câmeras e drones, e todas as informações serão encaminhadas para o Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB). Visando facilitar a tomada de decisões, o alto comando da segurança pública do DF e representantes de órgãos de segurança federal – como Polícia Federal (PF) e Força Nacional (FN) – estarão reunidos.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, os agentes estarão prontos para atuar em diversos cenários, dos mais simples aos complexos. “Elaboramos um material contundente, com base em informações dos setores de inteligência e sob a chancela de todos os envolvidos, o que mostra a integração que já faz parte da cultura de nossas ações. Além do efetivo escalado para atuar no local, teremos equipes de sobreaviso. Nossa intenção é garantir que esse relevante momento para nossa democracia ocorra de forma pacífica e segura”.
No mesmo sentido, o interventor da Segurança Pública no Distrito Federal, Ricardo Cappeli, falou da importância do evento e da credibilidade dos agentes de segurança do DF. “Este será o primeiro evento após a intervenção, que termina nesta terça-feira (31), e temos a plena certeza que ocorrerá da melhor forma, pois temos plena confiança nas forças de segurança do DF”, afirma.