- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalApós 30 dias, os créditos vencidos dos cartões de transportes serão recolhidos

Após 30 dias, os créditos vencidos dos cartões de transportes serão recolhidos

Retenção dos valores pelo GDF não será imediata; os saques começam a partir de abril.

A partir de hoje, dia 2, a Portaria nº 35 da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) passa a valer, estabelecendo um prazo para a validade dos créditos nos cartões de vale-transporte e mobilidade. Segundo a regulamentação, os créditos que não forem utilizados dentro de 12 meses a partir da data de recarga dos cartões perderão a validade e os recursos serão direcionados ao Governo do Distrito Federal (GDF) para garantir a estabilidade econômica do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF.

No entanto, mesmo com a regra em vigor, os créditos vencidos não serão automaticamente transferidos para o GDF. De acordo com a determinação, os saldos vencidos dos cartões só poderão ser sacados a partir de 30 dias, ou seja, no início de abril.

“Nós vamos continuar debatendo a medida com a Câmara Legislativa, de forma que possamos definir a melhor forma de colocar a medida em operação”, disse o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro. Segundo ele, a secretaria está aberta a ouvir as sugestões dos deputados distritais e a continuar discutindo os interesses da população.

A portaria que estabeleceu o prazo de validade dos cartões está em conformidade com os decretos distritais nº 39.508/2018 e 43.899/2022. Os recursos resgatados pelo Governo do Distrito Federal serão utilizados para garantir a sustentabilidade financeira do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal, a fim de manter os preços das tarifas acessíveis aos usuários.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias