- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalCatetinho reabre as portas para o público

Catetinho reabre as portas para o público

Parte histórica do museu voltou a receber visitantes nesta terça-feira (14); área de piquenique e acesso à nascente seguem interditados.

O Museu do Catetinho foi reaberto nesta terça-feira (14), após ficar fechado por 72 dias devido à queda de uma árvore na Casa do Zelador, edificação histórica que não era tombada.

Com a reabertura do Palácio de Tábuas e do Anexo, os visitantes podem conhecer detalhes da primeira residência oficial de Juscelino Kubitschek em Brasília. Quartos, salas, banheiros, bar e cozinha – localizada no anexo – reúnem artefatos que levam os visitantes a uma viagem no tempo, anterior à inauguração da capital federal.

Segundo o subsecretário de Patrimônio Cultural, Aquiles Alencar Brayner, o Catetinho é palco de atividades voltadas para a educação patrimonial, em que são agendadas visitas de escolas públicas e particulares.

Nesse contexto, cabe pontuar que até o momento, 35 escolas definiram datas para a visita ao longo de 2023. “Levamos crianças de várias regiões administrativas do DF para conhecer esse monumento histórico, o primeiro prédio construído por Oscar Niemeyer e que já dá ideia de Brasília com seus pilotis”, explica o subsecretário.

A diretora do Catetinho, Artani Grangeiro, destaca que a reabertura do museu é uma oportunidade para a circulação das pessoas no espaço e para que elas aproveitem o patrimônio coletivo.

“Para nós, é gratificante retornar às atividades de educação patrimonial, porque os estudantes representam 30% do público que recebemos anualmente. É uma oportunidade de trabalhar com eles a questão do pertencimento histórico”, afirma Granjeiro.

Vale destacar que as atividades de educação patrimonial são realizadas pelo Projeto Territórios Culturais, que é uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O projeto agenda visitas de escolas públicas e particulares, além de grupos e visitantes comuns, que não precisam de aviso prévio para visitar o local.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias