- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalMuseu Vivo da Memória Candanga celebra 33 anos de preservação da história...

Museu Vivo da Memória Candanga celebra 33 anos de preservação da história de Brasília

Oficinas gratuitas e exposições permanentes são oferecidas no espaço que abrigou a primeira unidade de saúde de Brasília e conta a história dos pioneiros da construção da capital federal.

O Museu Vivo da Memória Candanga (MVMC), importante espaço de preservação da história de Brasília, completa 33 anos nesta quarta-feira (26). O local é composto por casas de madeira colorida que preservam o legado deixado pelos candangos durante a construção da capital federal, e hoje são usadas como palco de aprendizado e transformação.

O museu oferece oficinas de segunda a sexta-feira, nos períodos matutino e vespertino, com professores voluntários. Entre as opções, há cursos de crochê no lacre, corte e costura, teatro, macramê, gravura e xilogravura, bordado, costura criativa, argamassa (efeito madeira em madeirite), tecelagem e bordado em ponto russo. A disponibilidade das turmas deve ser consultada pelo telefone 3301-3590.

O MVMC também é responsável por preservar o patrimônio histórico da cidade. “Aqui guardamos a história dos pioneiros, do candango, da nova capital. Aqueles que participaram da construção e ainda estão vivos ficam muito felizes em ver que contamos a história deles”, destaca a gerente do espaço, Eliane Falcão.

Gerido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), o museu oferece exposições permanentes, incluindo Poeira, Lona e Concreto, que narra a história da cidade desde os sonhos, os projetos, a construção, até os dias atuais. A mostra é composta por diferentes ambientações, com fotografias, textos, móveis e objetos do início de Brasília. O espaço passou por restauração completa em 2022.

Outras mostras disponíveis são A importância da mulher na construção da nova capital, O cerrado de Pau e Pedro, A construção de Brasília: fotos de Jankiel Gonczarowska, Brasília 63 anos – a concretização de um sonho e Candangos pioneiros: Ernesto Silva e Edson Porto.

As exposições podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e é possível marcar visitas guiadas pelo projeto Territórios Culturais, fruto de parceria da Secec com a Secretaria de Educação (SEE). Em média, o museu recebe dois mil visitantes por mês, principalmente estudantes do DF e de todo o Brasil.

Para agendar uma visita guiada diretamente com a gerência, é necessário enviar o nome do solicitante e da instituição de ensino, telefone e e-mail para contato, endereço da escola, data e horário da visita, quantidade de visitantes (alunos, professores, monitores, motorista), faixa etária e série escolar dos alunos para o e-mail mvmc@cultura.df.gov.br.

Vale destacar que o MVMC abrigou a primeira unidade de saúde brasiliense, o Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira (HJKO), criado para atender a todos que ajudavam a erguer a capital federal. O complexo seguiu em funcionamento até 1974, quando foi fechado. Em 1990, o Governo do Distrito Federal (GDF) instituiu o tombamento do conjunto de casas, permitindo o processo de restauração do espaço. Em 26 de abril de 1990, o local foi reaberto e inaugurado como um símbolo histórico.

Serviço

• Museu Vivo da Memória Candanga

➝ Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h;
➝ Endereço: Lote D Setor Juscelino Kubitschek – Núcleo Bandeirante;
➝ Telefones: (61) 3301-3590;
➝ Acesse a programação completa do espaço no Instagram.

Continue Lendo

Colaboradores do HRSM passam por capacitação voltada para a segurança do paciente

Os profissionais de saúde do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) passam por um treinamento sobre as seis metas de segurança do paciente, promovido...

Novos contemplados pelo DF Social têm até o dia 26 para abrir a conta no BRB

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) selecionou 3.422 novas famílias para serem incluídas no programa DF Social. Essas famílias devem abrir a conta social...

Distrito Federal ganha nova divisão policial para combate ao extremismo violento

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinou nesta quinta-feira (21) o decreto que oficializa a criação da Divisão de Proteção e Combate ao...

Comentários

Últimas notícias