- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalComissão da Câmara Legislativa aprova projeto de valorização da literatura brasiliense

Comissão da Câmara Legislativa aprova projeto de valorização da literatura brasiliense

Projeto de Lei aprovado busca incentivar escritores locais e difundir suas obras literárias no Distrito Federal.

Na tarde desta segunda-feira (19), a Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Câmara Legislativa realizou uma reunião transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e pelo YouTube, com tradução simultânea em Libras. Durante o encontro, foi aprovado o Projeto de Lei 227/2023, que estabelece o programa de valorização da escritora e do escritor brasilienses e incentiva a difusão de suas obras literárias.

Proposto pelo deputado Ricardo Vale (PT), o projeto tem como objetivo cadastrar e identificar os escritores brasilienses, facilitar o acesso às suas obras literárias e ampliar o acervo com temática local nas bibliotecas públicas. Dentre as ações previstas para promover e valorizar a literatura local, destacam-se a realização de prêmios literários, seminários, leituras e eventos de discussão e divulgação das obras produzidas por escritores brasilienses.

Conforme o texto, considera-se brasiliense a escritora ou o escritor residente no Distrito Federal ou aquele que, mesmo vivendo fora da região, retrate, em suas obras literárias, personagens, cenários e culturas relacionados ao DF.

O PL 277/2023 foi debatido em uma comissão geral da Câmara Legislativa do DF no dia 18 do mês passado, durante a qual escritores e entidades literárias locais manifestaram apoio à proposta e contribuíram com sugestões.

O relator do projeto, deputado Gabriel Magno (PT), apresentou um parecer favorável à matéria e incluiu uma emenda ao texto, acatando a sugestão da comissão geral de incluir o Sindicato dos Escritores do Distrito Federal no processo de seleção dos títulos das obras literárias.

Vale destacar que a reunião da CESC contou com a participação dos deputados Gabriel Magno (PT), Dayse Amarillo (PSB), Ricardo Vale (PT), Thiago Manzoni (PL) e Jorge Vianna (PSD).

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias