- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalDeputados distritais aprovam alterações nas diretrizes orçamentárias de 2023

Deputados distritais aprovam alterações nas diretrizes orçamentárias de 2023

Medida tomada pela CLDF visa auxiliar o governo a se adequar a frustração de receitas de cerca de R$ 2 bilhões.

Na sessão ordinária da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) ocorrida na última terça-feira (21), os deputados distritais deram o aval para modificações propostas pelo Executivo na Lei nº 7.171/2022, a qual abrange as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2023.

Essas alterações se fazem necessárias para que o Governo do Distrito Federal (GDF) possa se adequar à situação, incluindo a frustração de receitas de aproximadamente R$ 2 bilhões. Essa perda decorre da desoneração das tarifas de energia elétrica e dos combustíveis, medida que foi aplicada pelo governo federal no ano anterior, conforme destacado pelo deputado Chico Vigilante (PT).

O projeto de lei nº 466/2023, o qual passou por aprovação em primeiro e segundo turno, bem como em redação final, traz consigo não apenas correções de curso, mas também disposições para viabilizar parcerias público-privadas. Além disso, ele aborda a redução do ICMS sobre a gasolina de aviação.

Entretanto, essa última disposição gerou polêmica entre os parlamentares. Deputados como Gabriel Magno (PT), Paula Belmonte (Cidadania), Fábio Felix e Max Maciel, ambos do Psol, expressaram críticas, enfatizando a necessidade de que a desoneração seja acompanhada por um incremento no número de postos de trabalho.

Contudo, houve também apoio à medida por parte de parlamentares como Roosevelt Vilela e Thiago Manzoni, ambos do PL, Robério Negreiros (PSD) e Eduardo Pedrosa (União). Eles salientaram que o tópico específico sobre essa temática ainda passará pelo escrutínio dos distritais, reforçando que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) meramente estabelece uma estimativa em relação à renúncia fiscal.

Além disso, durante a votação em segundo turno, os legisladores aprovaram emendas que introduziram uma previsão para que a Secretaria de Saúde realize nomeações de médicos, enfermeiros e dentistas que foram aprovados em concurso público ainda neste ano.

Continue Lendo

Colaboradores do HRSM passam por capacitação voltada para a segurança do paciente

Os profissionais de saúde do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) passam por um treinamento sobre as seis metas de segurança do paciente, promovido...

Novos contemplados pelo DF Social têm até o dia 26 para abrir a conta no BRB

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) selecionou 3.422 novas famílias para serem incluídas no programa DF Social. Essas famílias devem abrir a conta social...

Distrito Federal ganha nova divisão policial para combate ao extremismo violento

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinou nesta quinta-feira (21) o decreto que oficializa a criação da Divisão de Proteção e Combate ao...

Comentários

Últimas notícias